Rolim de Moura,

Em Rondônia, emissão de CNH Digital aumentou mais de 25% desde o início da pandemia
Emissão de CNH Digital aumentou mais de 25% no período da pandemia da Covid-19 em Rondônia

Publicado 27/10/2020
A A

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia afirma que houve um aumento de 25,57% no número de emissões de Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) desde o dia 16 de março de 2020, quando teve início o período da pandemia da Covid-19 no Estado. A CNH-e foi implantada no Departamento no dia 1° de maio de 2017 e até 22 de outubro foram baixadas 91.625 CNH-e Digitais, sendo que houve um aumento significativo no número de downloads, comparado ao período antes da pandemia da Covid-19.

O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, explica que existem muitas vantagens em baixar o documento digital, além de não ter nenhum custo ao usuário a CNH Digital foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e é válida em todo o território nacional. “É mais fácil o usuário esquecer a carteira em casa do que o celular, em qualquer situação basta apresentar a CNH digital que tem a mesma validade do documento impresso”, afirmou coronel Gonzaga.

O diretor técnico de Habilitação e Medicina do Detran Rondônia, Hassan Mohamad Hijazi, disse que com o advento da pandemia da Covid-19, as pessoas estão buscando utilizar os mecanismos tecnológicos devido à facilidade e praticidade que a tecnologia oferece.

Hassan Hijazi apresentou números por faixa etária dos usuários que mais utilizam da tecnologia para baixar a CNH-e Digital, as pessoas com idade entre 19 e 29 anos são os que mais fazem downloads no aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, desde a sua implantação já são 37.751 no Estado, em segundo lugar vem o público com idade entre 30 e 39 anos com 27.689, seguido dos usuários com idade entre 40 e 49 anos com 15.597, depois vem as pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos com 7.317 emissões de CNH-e. O público com 60 anos ou mais também tem sua fatia no mercado de emissão do documento eletrônico com 2.807 CNH-e baixadas.

Desde que teve início a pandemia, Porto Velho foi o município do Estado que mais emitiu a CNH Digital com 8.202 downloads, em segundo lugar vem o município de Ji-Paraná com 5.742, seguido de Cacoal com 4.694 emissões.

PASSO A PASSO CNH-e – DETRAN-RO

1. Atualizar gratuitamente o cadastro (celular e e-mail) nos postos do Detran-RO;

2. Baixar no celular o aplicativo, CNH Digital, na (App store ou Play store);

3. Acessar o link abaixo (CNH Digital) no site do Detran/RO, que direcionará diretamente à pagina de cadastro do Denatran;

4. No site de cadastro do Denatran, na opção usuário, clicar em cadastro onde, após conclusão do mesmo será enviado um link de ativação do cadastro no e-mail pessoal do condutor;

5. No e-mail, clicar no link de ativação de cadastro. Será aberto novamente a tela do Denatran para efetuar o login na página;

6. Após efetuado o login, ir na opção usuário, clicar em meus dados e inserir as informações de sua CNH e confirmar;

7. Ir na opção, CNH Digital e clicar em ativar CNH Digital;

8. Será gerado um código de 5 ou 6 letras que deverá ser inserido no aplicativo instalado do celular;

9. Após, será solicitado no aplicativo a criação de senha pessoal (PIN) com 4 números.

10. Pronto! agora é só acessar a CNH Digital em seu celular a qualquer momento. Não é necessário possuir internet para abrir a sua CNH Digital. O aplicativo funciona off-line.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram