Rolim de Moura,

Governo de Rondônia intensifica ações de combate e prevenção à hanseníase
A melhor forma de prevenção para a hanseníase é o diagnóstico precoce

Publicado 07/01/2021
A A

O Governo de Rondônia, por intermédio da Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), realizou campanhas educativas durante o ano de 2020 de prevenção e combate à Hanseníase, e as ações são intensificadas no Janeiro Roxo nos 52 municípios do Estado.

Em 2021, a campanha do Ministério da Saúde visa o preconceito, com o tema: “ Hanseníase: conhecer para não discriminar”.

De acordo com a enfermeira Albanete Mendonça, coordenadora de Hanseníase da Agevisa, o Programa Estadual de Controle da Hanseníase é desenvolvido em conjunto com os municípios. “ São encaminhados ofícios com sugestões e propostas para adesão ao janeiro roxo. Para o ano em curso, a programação está sendo adaptada para a necessidade de cumprimento das medidas previstas pelas autoridades sanitárias, em virtude da pandemia do coronavírus”.

Campanhas de conscientização e prevenção à doença serão intensificadas nas redes sociais, rádios e agendamento de entrevistas. “Serão enviados cartazes aos municípios para serem fixados  em locais de maior visibilidade, alertando a população sobre os principais sinais e sintomas, e onde ajuda no serviço de saúde para diagnóstico e tratamento precoce”, esclarece a coordenadora de Hanseníase.

CASOS

De acordo com a Agevisa foram registrados em Rondônia 517 casos em 2017.  Em 2018 o número aumentou para  737 casos. Em 2019 houve uma redução, foram 492 casos novos. Dados parciais de 2020 mostram que o número de casos novos caiu para 329.

Nos registros da Agevisa foram encontrados casos em menores de 15 anos com hanseníase. A coordenadora Albanete explica que essa faixa etária não deveria ser acometida pela doença. “Em virtude do longo período de incubação, portanto é um indicador de que temos adultos que não está em tratamento e está transmitindo a doença para essa faixa etária”.

CUIDADOS

Albanete diz ainda que a melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce, tratamento e o exame dos contatos dos casos diagnosticados.

“ Procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência a qualquer sinal ou sintoma da doença, tais como: manchas esbranquiçadas, acastanhadas ou avermelhadas, ou áreas da pele com alterações de sensibilidade  principalmente nos olhos, mãos, pés, caroços, dor e/ou espessamento de nervos periféricos”.

A hanseníase tem cura e o tratamento e cura é fornecido gratuitamente nas unidades básicas de saúde. A Agevisa alerta à população que quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento, mais rápido é a quebra da cadeia de transmissão, prevenindo possíveis incapacidades.

JANEIRO ROXO

Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro para intensificar as ações de combate e conscientização sobre à doença. Com esse objetivo foi escolhida a cor roxa para enfatizar a luta contra o preconceito e a desinformação em que a hanseníase é vista.

No último domingo do mês de janeiro é considerado o Dia Nacional de Combate à Hanseníase, esse ano será no dia 31.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram