Rolim de Moura,

'Com certeza vou me vacinar', diz Governador de Rondônia durante chegada das doses da CoronaVac
A vacina que chegou em Rondônia é a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Por G1 RO
Publicado 19/01/2021
A A

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (Sem Partido), disse que com certeza tomará a vacina contra Covid-19. A declaração foi feita durante a chegada do primeiro lote de imunizantes ao estado nesta terça-feira (19). O avião com 49 mil doses da CoronaVac pousou na Base Aérea de Porto Velho às 9h50 (10h50 horário de Brasília).

Marcos Rocha foi internado com Covid-19 em dezembro de 2020. Ele chegou a ter 40% dos pulmões afetados. A primeira-dama, Luana Rocha, também entrou na UTI com 30% dos pulmões comprometidos.

"Fiquei internado e graças a ação dos médicos eu e minha esposa conseguirmos sair [da UTI], então é uma doença traiçoeira. Tirou a vida de crianças. Essa não é uma doença fácil. Então a chegada dessas vacinas ao estado de Rondônia é um alento para muitas pessoas", comentou Marcos Rocha.

"Com certeza, eu conversei com médicos, foi muito bem explicado e quando chegar a minha vez na fila da vacinação, sem problema nenhum eu vou tomar sim a vacina", disse o governador.

A vacina que chegou em Rondônia é a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no último domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.

Eficácia da CoronaVac
Os testes da CoronaVac no Brasil foram feitos em 12.508 voluntários – todos profissionais de saúde da linha de frente do combate ao coronavírus – e envolveram 16 centros de pesquisa.

A vacina registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no país, índice que aponta a capacidade do imunizante de proteger em todos os casos – sejam eles leves, moderados ou graves. O número mínimo recomendado pela OMS, e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é de 50%.

Na prática, a CoronaVac tem potencial de:

reduzir pela metade (50,38%) os novos registros de contaminação em uma população vacinada;
reduzir a maioria (78%) dos casos leves que exigem algum cuidado médico.
Além disso, nenhum dos vacinados ficou em estado grave, foi internado ou morreu.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO