Rolim de Moura,

Operação Catrimani II: Golpe contra o garimpo ilegal na Terra Yanomami
Forças Armadas, Ibama e PF unem forças, destruindo helicóptero e prendendo suspeito em defesa do território indígena

Por Redação
Publicado 10/04/2024
A A
Foto: PF/RO

Em uma operação conjunta envolvendo as Forças Armadas, o Ibama e a Polícia Federal, um helicóptero foi destruído e um homem foi preso por suspeita de envolvimento com garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). A operação Catrimani II, que teve início em abril com o objetivo de combater atividades ilícitas e desativar estruturas de apoio ao garimpo, mobilizou cerca de 130 militares e 20 veículos, incluindo viaturas, aeronaves e embarcações, marcando a primeira vez que a Defesa atuou nesta iniciativa.

Durante dois dias, foram realizadas operações em três áreas da TIY (Homoxi, Xitei Pupunha e Rangel) visando desmantelar pontos chave de garimpo ilegal. Além da destruição do helicóptero, cinco acampamentos foram desativados, e uma variedade de equipamentos, como motores, geradores, bombas d’água, freezers e dispositivos de comunicação via satélite, foram apreendidos.

O Contra-Almirante Luis Manuel de Campos Mello, Chefe do Estado-Maior da Catrimani II, destacou que essas ações serão contínuas, em parceria com a Casa de Governo, para erradicar o garimpo ilegal na TIY e dar suporte às emergências de saúde pública nacional. A operação Catrimani II, estendendo-se até 31 de dezembro, envolve aproximadamente 800 militares e uma gama de recursos fluviais, terrestres e aéreos. Esta fase foi instituída pela Portaria GM-MD Nº 1511, de 26 de março, com as Forças Armadas trabalhando em coordenação com agências e órgãos de segurança em Roraima e Amazonas para ampliar a proteção aos povos indígenas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: PF/RO

Fonte: PF/RO