Rolim de Moura,

Enade 2023: Divulgados os gabaritos definitivos
Padrões de respostas das questões discursivas também estão disponíveis. Materiais podem ser acessados no portal do Inep

Por Redação
Publicado 09/04/2024
A A

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (9/4), os gabaritos definitivos e os padrões de respostas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Os materiais estão disponíveis no portal do Inep.

O Enade 2023 foi aplicado, no mês de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Nesta edição, o exame avaliou os concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao Ano I do Ciclo Avaliativo.

O número de questões discursivas foi reduzido, em relação ao Enade anterior, e passou de cinco para duas, somadas às 28 objetivas.
Os resultados de desempenho, juntamente com as informações levantadas nos questionários aplicados aos estudantes e coordenadores de curso possibilitam que o governo federal tenha um retrato da qualidade da educação superior, para a orientação de políticas públicas.

Enade – Realizado anualmente pelo Inep, o exame é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para ingressantes e concluintes de cursos de bacharelado, superiores de tecnologia e licenciaturas vinculados às áreas avaliadas.

Acesse os gabaritos e padrões de respostas
Confira o edital do Enade 2023
Acesse o Sistema Enade
Saiba mais sobre o Enade

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Agência Gov