Rolim de Moura,

Rondônia tem o melhor cacau do Brasil

Publicado 28/03/2024
A A
Foto: Irene Mendes

No dia 26 de março, comemora-se o Dia Mundial do Cacau e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) destaca a grande importância dessa cultura para o desenvolvimento do estado e fortalecimento da agricultura familiar. Despontando em nível nacional como o melhor cacau do país, a produção cacaueira de Rondônia fortalece a economia local e traz maior lucratividade para quem produz.

O cacau já foi um dos produtos mais exportados pelo Brasil. Introduzido em 1746, no município de Canavieiras, na Bahia, o cacau foi muito importante para o desenvolvimento econômico daquela região. Entretanto, na década de 1990 o cacau brasileiro passou por uma das suas piores crises, caindo da nona para a décima sétima posição no ranking mundial dos maiores produtores de cacau, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultora e Alimentação (FAO).

Em 2002, a Bahia, que no ranking nacional sempre esteve à frente com 84% da produção nacional, começa a recuperar as suas forças e com isso, outros estados também começam a fortalecer sua produção. Rondônia, que já tinha vivido o auge da lavoura cacaueira, dá início ao resgate da cultura em meados de 2015, com a distribuição de cerca de 200 mil hastes de cultivares mais avançadas trazidas para o estado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). “A ideia era formar clones de cacau de alta tecnologia e geneticamente melhorado, de fácil adaptabilidade ao solo e clima rondoniense”, explica Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO.

REVITALIZAÇÃO DA LAVOURA CACAUEIRA
Dados históricos relatam que o cacau já existia em Rondônia desde o século XVIII, entretanto somente na década de 1970, com a instalação da Emater-RO no estado, deu-se início ao cultivo comercial da lavoura cacaueira. Em 2003, o estado fica entre as primeiras posições na produção primária do cacau em amêndoas da Amazônia ocidental, recomeçando sua escalada para uma nova era produtiva.

O fortalecimento da lavoura cacaueira foi incentivado por meio do Programa Plante Mais, do governo estadual, com a inserção de mudas de cacau clonal de melhor qualidade. Essas mudas são distribuídas aos agricultores familiares interessados em iniciar ou ampliar sua lavoura com uma planta mais produtivas e mais resistentes, garantindo a sua produção e produtividade.

Para o governador Marcos Rocha, o incentivo na melhoria da lavoura cacaueira, com a distribuição de mudas de clones de cacau foi um grande passo para a revitalização. “A nossa perspectiva é distribuir 600 mil mudas de cacau clonal, garantido aos nossos agricultores mais produtividade e maior lucratividade com um produto de melhor qualidade”, diz o .governador.

CACAU DE RONDÔNIA
Hoje, Rondônia é o quarto maior produtor de cacau no Brasil com uma produção representativa de 1% do mercado nacional e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção chega perto de 300 mil toneladas de cacau em amêndoa. Recentemente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu ao estado o registro de Indicação Geográfica do cacau. com isso, o cacau passa a integrar a lista de produtos que são reconhecidos pela sua qualidade e pela sua procedência.

A qualidade do cacau rondoniense vem ganhando destaque também, em nível nacional. Produtores de Rondônia conquistaram, em 2023, o título de melhor cacau do Brasil no 5º Concurso Nacional de Cacau Especial, com sustentabilidade e qualidade, nas categorias Varietal e Blend. Essa conquista demonstra não somente o empenho do governo estadual em fomentar atividades que possam trazer maior lucratividade para a agricultura familiar, mas o empenho dessas famílias que se dedicam à lavoura na busca pela excelência de seus produtos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Irene Mendes

Fonte: EMATER/RO