Rolim de Moura,

Veículos são entregues para fortalecer ações do Pró-Leite em Rondônia

Publicado 23/09/2019
Atualizado 23/09/2019
A A

O desenvolvimento de ações que buscam fomentar a cadeia do leite no Estado, com foco especial em gerar renda aos pequenos produtores, tem garantido um avanço no segmento e a motivação foi um dos destaques observados durante a realização do 2º Dia Especial de Pecuária Leiteira que aconteceu na sexta-feira, 20, no município de Castanheiras, na propriedade o produtor Anderson Pulucena. Presente ao evento, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, também fez a entrega de caminhonetes que serão distribuídas para os escritórios da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

O governador participou de uma extensa agenda na última semana na região de Ji-Paraná, quando vistoriou a obra de recuperação do Anel Viário; entregou toneladas de calcários que serão utilizados para a correção do solo em áreas rurais; assinou a Ordem de Serviço para a obra do sistema de esgotamento sanitário em Ji-Paraná; bem como outras ações desenvolvidas.

No município de Castanheira, Marcos Rocha entregou sete caminhonetes para a Emater e outras três caminhonetes para a Seagri do Fundo Pró-Leite, programa estadual de melhoria da qualidade e produtividade do leite. Os veículos serão utilizados para fiscalização e monitoramento dos projetos financiados pelo Pró-Leite. A estimativa, conforme levantamento da Seagri e Emater, é que os veículos possam assistir a 1.500 propriedades por ano, totalizando 6 mil propriedades nos próximos 4 anos para os projetos da Emater financiados pelo fundo.

Na ocasião, os presentes ouviram do gerente do Banco da Amazônia, Marcos Valério da Cruz, que a instituição financeira tem disponível recursos financeiros destinado ao desenvolvimento do agronegócio – agricultura, pecuária, e outros segmentos agrícolas. Também durante a realização do 2º Dia Especial da Pecuária Leiteira, o produtor Anderson Pulucena foi contemplado com um kit para manejo de pastagem adquirido junto ao Fundo Pró-Leite. As linhas de créditos foram concretizadas com a entrega da proposta de crédito rural para investimentos na pecuária leiteira, visando a melhoria da infraestrutura da propriedade, com a construção de curral, cocheiras e aquisição de matrizes leiteiras, no valor de R$ 165 mil junto ao Basa.

No encerramento da solenidade foi antecipado que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com a Secretaria Regional de Governo de Vilhena e Emater definiram município de Vilhena para a realização do 3º Dia Especial da Pecuária Leiteira que vai acontece no dia 19 de outubro, no auditório do Sicoob Credisul. Durante o evento, serão realizadas palestras abordando os temas: Gestão e Sucessão Rural; Empreendedorismo de Pai Para Filho; Um caso de Sucesso/Sucessão Familiar.

O governador deixou claro que a cadeia produtiva do leite tem se fortalecido nos últimos anos em Rondônia, colocando o agronegócio do leite em posição de destaque na economia do Estado. A região de Castanheiras tem a segunda média de produção de leite por dia e o governador destacou que a assistência para os produtores é fundamental.  “É um governo de todos. Estamos trabalhando e fazendo com que a nossa sociedade possa se desenvolver. Temos que nós unir para que possamos fazer com que Rondônia se desenvolva e eu, enquanto governador, irei trabalhar com seriedade. Nosso homem do campo, nossa mulher que mexe com a terra, são eles que levam alimento para nossa sociedade. Nossos produtores terão todo apoio necessário para que possam produzir mais”, salientou o governador.

Participaram do evento os deputados estaduais Jhony Paixão e Lebrão; o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves; secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes; diretor presidente da Emater, Luciano Brandão; secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani; prefeito de Castanheiras, Alcides Zacarias Sobrinho e outras autoridades.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram