Rolim de Moura,

Governo de Rondônia entrega primeiro equipamento de tomografia ocular da região Norte

Publicado 22/10/2019
A A
Fotos: Daiane Mendonça

O aparelho de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) foi adquirido com recursos próprios do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), no valor de  R$ 588.339,00 e  foi entregue ao setor de oftalmologia da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), nesta segunda-feira (21) pelo governador Marcos Rocha e o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo.

O senhor Valter Ferreira, de 66 anos, sofre de glaucoma. Ele é morador do município de Ariquemes e foi o primeiro paciente a fazer o exame de Tomografia de Coerência Óptica. A realização de exames por meio do novo equipamento permite diagnosticar com mais precisão os agravos relacionadas a esta doença. “Ter a visão de volta é tudo o que eu quero, estava aguardando por esse exame e hoje chegou o dia”, comemorou.

O governador Marcos Rocha falou sobre os investimentos na saúde. “Com este investimento nesta especialidade, o Governo de Rondônia investiu mais de R$ 3 milhões no serviço oftalmológico. E não para por aí, até setembro já foram realizados mais de 20 mil atendimentos médicos e 15 mil exames oftalmológicos. Estamos investindo para garantir assistência ao cidadão como o senhor Valter”, destacou o governador.

O secretário de Saúde, Fernando Máximo, frisou durante a entrega, que este é um dos mais modernos exames na oftalmologia. “A incorporação dos procedimentos com este aparelho na tabela SUS passou a vigorar a partir de dezembro de 2018, e nós já trouxemos para Rondônia, estamos saindo na frente de outros estados do norte do País exatamente pela importância de tratar precocemente as doenças relacionadas à visão”, disse o secretário.

O coordenador Estadual da Oftalmologia, Richael Costa, explicou que a equipe iniciou o treinamento para utilizar o aparelho assim que ele foi instalado. “Atualmente temos uma demanda de mais de 500 pessoas aguardando para realizar o exame. E para atender esta demanda e garantir a assistência através do SUS, o equipamento está sendo  incorporado pelo governo do Estado ao atendimento oftalmológico, então assim que chegou já iniciamos os treinamentos para dar vazão a esses atendimentos”, explicou.

Para a oftalmologista, especialista em glaucoma, Heveli Rolim, o aparelho é de fundamental importância no tratamento da doença. “A vantagem de utilizarmos o aparelho é que vamos conseguir diagnosticar melhor os pacientes. Para glaucoma ele possibilita um exame que atualmente se usa como protocolo padrão para diagnóstico e acompanhamento de alguns casos e é imprescindível para o acompanhamento das doenças da retina especialmente da macula, como exemplo, quando conseguimos ver um edema na retinopatia diabética ou as nas situações de alterações maculares de degeneração relacionados à idade”, disse a especialista.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Daiane Mendonça
Fotos: Daiane Mendonça
Fotos: Daiane Mendonça