Rolim de Moura,

Polícia Civil desmantela quadrilha que falsificava certificados do Ensino Médio, em Ji-Paraná
Maior parte dos clientes são jovens que estão estudando na Bolívia.

Publicado 07/11/2019
Atualizado 07/11/2019
A A
Foto: Reprodução/comando190

Na tarde desta quarta-feira, dia 06, a Polícia Civil de Ji-Paraná com o apoio do Sevic de Cacoal, desmantelaram uma quadrilha especializada em falsificar certificados de conclusão do ensino médio. Segundo a Polícia, o Certificado falso era negociado através de um perfil “fake” no facebook, porém a transação era finalizada pessoalmente, com o pagamento e a entrega do documento falso.

De acordo com o delegado plantonista, logo nas primeiras horas da manhã, uma mulher, identificada como Aparecida C., A., foi presa na cidade de Cacoal no momento em que ela realizava a entrega de mais um certificado falso. Na ocasião, o filho de Aparecida conseguiu fugir.

Logo após a prisão, Aparecida confessou como funcionava toda a rede de falsificação e delatou o endereço do seu comparsa, identificado como sendo Júlio C., B. Segundo declarações da própria Aparecida, Júlio era a pessoa responsável em fabricar todo o material falso.

Diante da situação, o SEVIC de Ji-Paraná foi acionado e se deslocou até a casa do suspeito, localizada na Rua Abílio Freire, próximo a Escola Carmem Rocha. Dentro da casa, os policiais encontraram dezenas de carimbos de várias escolas de ensino médio, certificados falsos e vários documentos falsos. Também foi localizado pen drives contendo cópias de certificados falsos que já foram comercializados e uma agenda de possíveis compradores.

A Polícia ainda informou que cada certificado falso era negociado, em média, no valor de R$ 1 mil reais. As investigações também apontaram que vários jovens que estão estudando medicina na Bolívia e Paraguai compraram os certificados falsos. Muitos deles já foram identificados e tratam-se de jovens entre 18 a 20 anos que não concluíram, sequer, o 1º ano do Ensino Médio.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190
Foto: Reprodução/comando190

Fonte: comando190