Rolim de Moura,

Febre Aftosa; Rondônia livre da doença
Porém se houver qualquer sinal da doença a vacinação pode voltar.

Publicado 04/12/2019
A A
Fotos: Rolim Notícias

O estado de Rondônia participou neste último mês da 47ª Campanha de vacinação contra a febre Aftosa voltada para bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. A vacinação é obrigatória e foi realizada até o dia 15 de novembro. Já o prazo para comprovação do procedimento foi até o dia 22 de novembro, nas unidades da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron). 

De acordo com o Supervisor Regional da Idaron, Wellignton Carreta, o estado de Rondônia possui cerca de 14 milhões de bovinos e bubalinos, sendo o sexto maior rebanho nacional. “Somos o maior exportador de carnes e a maior bacia leiteira da região Norte. Temos aproximadamente 100.000 propriedades e mais de 80.000 delas criam bovinos ou bubalinos. Na sua grande maioria pequenas propriedades que se alternam na produção de carne e leite”, explica Wellignton.

Segundo o Supervisor, Wellignton, sucesso da campanha deve-se muito a cooperação dos produtores rurais, além do apoio da iniciativa privada e de toda a sociedade. “Com isso, ganham todos aqueles que dependem do agronegócio, direta ou indiretamente”, avalia.

O estado, hoje, tem potencial para se tornar área livre de Febre Aftosa sem a vacinação e muito se deve a colaboração do produtor rural agropecuário que, entendendo a importância dessa iniciativa para a cadeia produtivo e para a economia, tem colaborado, porém se houver qualquer sinal da doença a vacinação pode voltar, finaliza o Supervisor da Idaron, Wellignton. 
 

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias