Rolim de Moura,

Controladorias-Gerais da União e do Estado firmam Acordo e reforçam medidas contra corrupção

Publicado 24/12/2019
A A
Fotos: Frank Néry

Mais uma medida de combate à corrupção foi firmada na manhã de segunda-feira (23) e garante o intercâmbio de informações entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Trata-se do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre os órgãos com intuito de garantir o desenvolvimento de projetos e ações que possam contribuir tanto para a prevenção e o combate à corrupção, quanto para a promoção da transparência e da ética pública.

A assinatura do documento vem ao encontro das prioridades do Governo do Estado, que tem dado passos importantes para coibir crimes contra a administração pública e contou com a presença do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, do superintendente da Controladoria-Regional da União em Rondônia, Miguel Maurício Kurilo, e do controlador-geral do Estado, Francisco Lopes Fernandes Netto.

Desde que assumiu o governo, Marcos Rocha tem direcionado as atenções para medidas de proteção e transparência dando origem ao Pacote Estadual de Medidas de Controle, Prevenção e Combate à Corrupção que também tem a finalidades de melhoria da eficiência e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

O documento assinado na manhã de segunda-feira, no gabinete do superintendente da Controladoria-Regional da União no Estado de Rondônia, visa promover o intercâmbio de participantes vinculados às partes do Acordo de Cooperação para capacitações de interesse comum entre a CGU/RO e a CGE/RO, sobretudo no que tange a metodologias e ferramentas de auditoria e tecnologia da informação.

Governador Marcos Rocha assina o Acordo de Cooperação Técnica

RESPONSABILIZAÇÃO

A partir da assinatura do Acordo de Cooperação, a CGU terá a incumbência de solicitar à Controladoria-Geral do Estado as informações e ou documentos disponíveis necessários à responsabilização civil, administrativa e criminal dos agentes causadores de danos aos bens, valores e direitos componentes do patrimônio público no âmbito de sua competência institucional. Dessa forma, o Acordo garante à CGE fornecer, quando solicitadas, em tempo oportuno, informações e/ou documentos para a Controladoria-Geral da União.

Segundo explica o controlador-geral do Estado, Francisco Netto, o reflexo do Acordo para o Estado e toda a sociedade é o fortalecimento da cooperação de órgãos de controle, ou seja, de colaboração reciproca. “Entendemos que o Estado e o Governo Federal têm que ser combativos nas ações e ao mesmo tempo devem apresentar boas práticas tanto na prevenção quanto troca de experiências positivas e informações. Destacamos que o foco do termo é prevenção e também repressão da corrupção”, enfatizou o controlador-geral.

A questão da transparência e avanços no combate à corrupção foram enaltecidos pelo superintendente da Controladoria-Regional da União em Rondônia, Miguel Kurilo, afirmando que o Acordo se resume em via de mão dupla e atuação de forma estratégica entre os órgãos. “Então poderemos atuar na parte preventiva ou repressiva em conjunto com o Estado, com acesso a dados que serão tratados como sigilo.  Tivemos avanços significativos com o atual governo, ou seja, uma via de duas mãos como eu digo e vamos poder trocar experiências, poder trabalhar esses dados e faremos um trabalho de inteligência junto com o Estado. Está de parabéns o Governo pela total transparência e ganha o cidadão. O avanço que o Estado vai ter junto com essa parceria será muito grande”, frisou o superintendente.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram