Rolim de Moura,

“A tarifa é zero”, diz Bolsonaro sobre taxar energia solar
O presidente afirmou que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com os presidentes da Câmara e do Senado

Publicado 06/01/2020
A A
Foto: ANDRE BORGES

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) descartou, nesta segunda-feira (06/01/2020), qualquer cobrança de tributo sobre a produção de energia solar no país. Segundo o chefe do Executivo, o governo não participará de nenhuma reunião para tratar desse assunto.

O presidente informou que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

“Resolvi ontem [domingo] a questão. No governo, a decisão é minha, nenhum ministro, nenhum secretário mais fala no assunto. O governo não participa de qualquer reunião mais para tratar desse assunto. Minha posição é tarifa zero”, disse o presidente ao deixar o Palácio da Alvorada.”

Segundo o chefe do Executivo, Maia colocará em votação na Casa um projeto de lei, em regime de urgência, que proíbe a taxação.

“O Rodrigo Maia foi mais além. Para evitar e colocar um ponto final nesta questão, algum parlamentar deve apresentar um projeto para taxação zero e isso passaria a tramitar em regime de urgência. Então, está sepultado qualquer possibilidade de taxar energia solar”, disse o presidente. “O mesmo fará o presidente do Senado. Caso encerrado”, disse mais cedo em conta oficial no Twitter.

Entenda

A possível taxação de até 60% sobre energia solar ganhou força no fim do ano passado, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs uma mudança na Resolução Normativa nº 482/2012. Com isso, o órgão retira benefícios de quem produz a própria energia com a alegação de que há custos nesse processo.

A proposta de mudança na norma é debatida na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Metrópoles