Rolim de Moura,

Idaron reforça fiscalização em Vilhena e Cabixi, na fronteira de Rondônia com o Mato Grosso

Publicado 21/02/2020
A A
Fotos: Idaron

Com um investimento de mais de meio milhão de reais (R$ 503.250,72), em parceria com o Fundo Emergencial de Febre Aftosa (que investiu R$ 350 mil), o Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), está reforçando a fiscalização para o trânsito de animais nas regiões de Vilhena e Cabixi, na fronteira de Rondônia com as cidades de Juína e Comodoro, no Mato Grosso.

Os novos postos de fiscalização, localizados no quilômetro 74 da RO-174, divisa de Vilhena com Juína, e quilômetro 3 da RO-370, divisa de Cabixi com Comodoro, fazem parte do plano estratégico para a suspensão da vacinação contra a Febre Aftosa.

“O principal objetivo é garantir a total separação das subpopulações livres de febre aftosa sem vacinação do estado de Rondônia da subpopulação livre de febre aftosa com vacinação do Mato Grosso, uma vez que o código zoosanitário internacional da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) é bem claro quanto às medidas rigorosas de biossegurança que devem ser imposta a área livre de febre aftosa sem vacinação”, explicou o presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres.

Com a medida, segundo Júlio Cesar, será elevada qualitativamente a capacidade de trabalho, bem como as ações de fiscalização da Agência Idaron. “Ficará notório a valorização do patrimônio pecuário rondoniense e nacional, fazendo com que haja o eminente avanço para o status de Rondônia livre da febre aftosa sem vacinação, gerando o máximo de benefícios aos setores produtivos da sociedade brasileira envolvidos com o agronegócio”, avaliou.

Com a implantação desses dois novos postos, as medidas de biossegurança para mitigação de risco e das vulnerabilidades à área livre se vacinação também serão prontamente atendidos. “Considerando que o plano estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) prevê a retirada da vacinação contra febre aftosa no estado de Rondônia agora em 2020, e no Mato Grosso apenas em 2023, faz-se necessária a implantação desses dois postos de fiscalização”, destacou Júlio Cesar.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram