Rolim de Moura,

Unesc e Ifro instalam estação meteorológica desenvolvida por acadêmicos
Durante a instalação, os alunos foram supervisionados por professores especializados

Publicado 19/03/2020
A A
Foto: Assessoria

Após meses de estudos entre acadêmicos dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Ambiental da Unesc, em parceria com alunos do curso de Análise de Sistemas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), foi instalada a primeira estação meteorológica no Campus da Unesc de Vilhena, na tarde de sexta-feira (13). Durante a instalação, os alunos foram supervisionados por professores especializados.

Na semana passada foram feitos os últimos testes com a estação que promete monitorar o clima de Vilhena, relacionados à temperatura, umidade do ar e, futuramente, outros recursos que poderão ser acoplados ao equipamento.

Segundo o coordenador do projeto no IFRO, professor Roberto Simplício Guimarães, a estação é um grande avanço para as duas instituições de ensino e para Vilhena, porque consiste em uma tecnologia de baixo custo com a capacidade de resultados obtidos por equipamentos mais caros. Todos os dados captados pela estação serão compilados na plataforma Arduino, que os transformam em informações úteis ao monitoramento do Meio Ambiente.

A professora Calina Barros, coordenadora do projeto na Unesc, está empolgada com a ideia e diz que a estação é uma grande fonte de estudo e conhecimento para os acadêmicos de todos os cursos envolvidos.

A próxima etapa do projeto é a instalação da segunda estação no IFRO. Há uma iniciativa no sentido de firmar parceria também com a Unir de Vilhena para formar um triângulo geográfico para completar a cobertura da área urbana da cidade.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Assessoria

Fonte: Assessoria de Imprensa