Rolim de Moura,

VÍDEO: Laboratório Central de Rondônia começa a fazer exames específicos para o novo coronavírus
O Kits são enviados pelo governo federal que é quem fornece o material

Publicado 19/03/2020
Atualizado 19/03/2020
A A
Foto: Ítalo Ricardo

O Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen/RO) começou na quinta-feira (19) a realizar os exames específicos para o novo coronavírus. Os kits enviados pelo governo federal pra detectar a doença chegaram na noite de quarta-feira (18).

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) enviou a biomédica Adriana Cristina Salvador Maia, responsável pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, para fazer uma capacitação no Instituto Evandro Chagas, no Pará, para a detecção do Covid-19 pela técnica de PCR em tempo real. “A técnica que a gente passa a utilizar é uma das mais precisas e mais especificas, e é vinculada ao Ministério da Saúde que tem uma rede toda padronizada”, explica Adriana.

O governador Marcos Rocha destacou a importância de o exame ser realizado em Porto Velho para agilizar o diagnóstico e descarte dos casos suspeitos, que agora tem um prazo entre 48 e 72 horas, dependendo da demanda. “Estamos trabalhando muito para evitar que essa doença se espalhe, prova disso é que Rondônia se antecipou e fez o contato com o Ministério da Saúde, por isso já tínhamos encaminhado uma profissional para ser capacitada. Ontem chegaram os kits e hoje já começamos a fazer 24 exames. Assinei o decreto e é importante que as pessoas entendam a necessidade de ficar em casa neste momento para evitar a infecção”.

“Estou muito feliz porque agora mudou tudo. Antes, as amostras coletadas em Porto Velho e no interior eram enviadas, toda quarta-feira, para o laboratório referência em São Paulo. Esperávamos o Ministério da Saúde enviar o gelo seco específico para acondicionar as amostras transportadas, com isso gerava uma demora maior nos resultados. Agora, isso acabou, os exames são feitos aqui”, destacou o secretário da Sesau, Fernando Máximo.

Com isso, o Lacen, que até então investigava os tipos mais comuns de vírus que causam doenças respiratórias em circulação no país (Influenza A e subtipificações, PCR-RT Influenza B, PCR-RT para Vírus Sincicial, Imunofluorescência Direta para outros vírus respiratórios), amplia o painel de vírus de transmissão respiratória analisados.

As amostras suspeitas são coletadas pelo Centros Estratégicos de Vigilância em Saúde (Cievs) de cada município e enviadas ao Lacen. “As pessoas não devem vir diretamente aqui. O fluxo de coleta continua o mesmo, através das investigações”, ressalta Ciciléia Correia, gerente do laboratório.

Fluxo Anterior

Antes, as amostras suspeitas de Covid-19 coletadas em Rondônia eram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, uma vez por semana, pois dependiam da análise e autorização de transporte das amostras pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) para o envio do gelo seco padrão fornecido pelo Ministério da Saúde. O gelo especifico, que não tem em Rondônia, vinha de Guarulhos (SP) para o Lacen, o que demorava cerca de quatro dias.

Posterior ao recebimento do gelo seco, as amostras, previamente preparadas e devidamente acondicionadas, seguiam para o IAL em São Paulo. Este trânsito tem a durabilidade de cerca de três dias até a devida chegada ao destino.

Após o trâmite de recebimento da amostra no IAL/SP, esta seguia para o Laboratório de Vírus Respiratórios para ser realizado o painel complementar viral, incluindo a testagem para o Covid-19 (SARS-Cov2). O prazo de liberação do Instituto tem sido de 3 a 5 dias.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram