Rolim de Moura,

Direção do hospital detalha atendimento a casos suspeitos de covid-19 em Vilhena
Um paciente continua internado em isolamento no Regional, com tosse e falta de ar

Publicado 28/03/2020
A A
FOTO: ASSESSORIA

A direção do Hospital Regional de Vilhena (HRV) detalhou no início da tarde desta sexta-feira, 27, o atendimento dado a dois pacientes considerados suspeitos de coronavírus (covid-19). As várias medidas de segurança e ações para proteção de pacientes, profissionais e população em geral foram explicadas.

De acordo com o diretor geral do HRV, Faiçal Akkari, um paciente idoso vindo do hospital Bom Jesus deu entrada ontem no Regional diretamente para a UTI após complicações respiratórias.

“Fizemos toda a acolhida do paciente e o atendemos com os cuidados necessários para a gravidade do caso. O paciente, infelizmente, veio a óbito. Apesar de ele não se enquadrar nos protocolos clínicos de caso suspeito de covid-19, o Ministério da Saúde determina que todos pacientes que falecerem de problemas respiratórios devem ser examinados para coronavírus. E assim foi feito. A amostra foi colhida e enviada, mesmo que as análises dos profissionais indiquem infecção pulmonar por bactéria”, explica Faiçal.

André Oliveira, médico e diretor clínico do Hospital Regional, explica que este paciente idoso que faleceu não se enquadrava em caso suspeito pois os exames não indicavam sinais de covid-19, mas passou a ser considerado suspeito para fins oficiais após a coleta da amostra.

“Há três hipóteses para um paciente ser considerado suspeito, segundo o Ministério da Saúde. Se ele veio do exterior, se ele veio de estado com casos confirmados e teve contato com caso suspeito ou se teve contato com casos confirmados. Esse paciente foi diagnosticado com pneumonia bacteriana e não correspondia a nenhum desses pontos. Mesmo assim, o Governo solicita o exame, tendo em vista a transmissão comunitária estar decretada em todo o país. A partir da coleta, ele se torna suspeito como parte do registro nacional”, revela André.

Também nesta quinta-feira, 26, foi internado no HRV um paciente que era acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde desde o dia 18 de março como suspeito de estar com covid-19. Apresentando tosse e falta de ar, o paciente está em leito de isolamento, recebendo atendimento próprio para o caso e dando sinais de melhora nesta sexta-feira.

A direção conta que o hospital está funcionando de maneira especial para evitar as contaminações. Há faixas de isolamento, distanciamento entre as cadeiras, tendas especiais para a triagem na recepção, equipamentos especiais para os profissionais, álcool em gel, máscaras e diversas recomendações adicionais.

“Quando um profissional de Saúde adentra a zona de isolamento de um paciente suspeito, o faz com diversos equipamentos de proteção que são descartados imediatamente após o atendimento ser finalizado. Há muitos cuidados que são tomados e isso garante a segurança do paciente, do profissional de saúde, dos demais internados e da população em geral”, assegura Faiçal.

Os leitos emergenciais de atendimento a casos graves de covid-19 que possam vir a surgir na cidade estão em preparação no CEV (Centro de Especialidades Vilhenense) e devem começar a funcionar nos próximos dias.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

FOTO: ASSESSORIA
FOTO: ASSESSORIA

Fonte: Assessoria de Imprensa