Rolim de Moura,

Cemetron recebe doações de protetores faciais para reforçar o combate a Covid-19

Publicado 14/04/2020
Atualizado 14/04/2020
A A
Fotos: Daiane Mendonça

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) recebeu nesta segunda-feira (13) a doação de 50 unidades de protetores faciais produzidos com plástico do tipo acetato transparente, altamente resistente e de material higienizável. A iniciativa busca ajudar a Secretária de Estado da Saúde (Sesau)  que vem empenhando esforços para combater a Covid -19. A diretora adjunta do Cemetron, Orli Dourada, explica que a doação contribui com o trabalho e proteção dos profissionais.

“Essa doação vem para somar com os equipamentos que já temos para os profissionais de saúde. A união de todos os entes é de suma importância nesse momento”, destacou a diretora do Cemetron.

Os protetores são em 3D, de material reutilizável e 100% higienizável

Com mais essa doação, o Cemetron totaliza 165 protetores faciais reutilizáveis. No início deste mês o órgão recebeu doações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), do Centro Universitário São Lucas e demais entidades. De acordo com o técnico em impressão 3D do Hospital Santa Marcelina, Jonh Cardoso, o material usado nos protetores faciais possibilita maior proteção aos profissionais de saúde.

“Os protetores faciais são em 3D e como são reutilizáveis podem ser higienizados tanto com álcool 70% quanto com água e sabão”, explicou o técnico.

Em um momento delicado que o mundo vive toda a ajuda é bem-vinda, ressaltou a diretora do Hospital Santa Marcelina, irmã Lina Maria. Ela acrescenta que a união de forças em prol de um bem maior é importante para combater o Covid-19.

“Nosso laboratório 3D trabalha com a fabricação de próteses ortopédicas, porém direcionamos nossa fabricação para ajudar as entidades que atuam na linha de frente combatendo o coronavírus. Contamos ainda com pessoas de bom coração que ajudam doando materiais para fabricação dos equipamentos”, ressaltou a diretora.

O Cemetron é o hospital referência para tratamento de pacientes graves confirmados com Covid-19. O governo do Estado por meio da Sesau se antecipou e articulou ações para impedir a disseminação do vírus, adotando medidas de prevenção, capacitando profissionais de saúde para lidar com a doença, além de comprar insumos, aparelhos hospitalares e instalar novos leitos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram