Rolim de Moura,

Eleitor de Rondônia já pode solicitar o título de eleitor pela internet
Alistamento eleitoral, transferência de título e mudança de zona serão possíveis por meio eletrônico e sem a coleta de biometria. Data-limite é o dia 6 de maio

Por TRE-RO
Publicado 24/04/2020
A A
Foto: TRE-RO

A Justiça Eleitoral informa aos eleitores de Rondônia que já pode ser solicitado pela internet o primeiro título eleitoral, alistamento, transferência, revisão com mudança de zona eleitoral – nos casos justificados em razão da melhoria da mobilidade do eleitor ou exercício de direitos – e revisão para regularização de inscrição cancelada.

A Portaria-Conjunta n. 04, de 23 de abril de 2020, assinada pelo presidente do TRE, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e vice-presidente e corregedor, Alexandre Miguel, dispõe sobre o atendimento remoto por meio do serviço de pré-atendimento eleitoral - Título Net, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e divulgado na página da internet do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, nos termos da Resolução TSE n. 23.615-2020.

Atendimento remoto: Título Net

Para iniciar o atendimento remoto, o eleitor deverá acessar a página do TRE, clicar na aba eleitor e eleições/atendimento remoto. Antes de solicitar alteração de endereço ou de outros dados pessoais, bem como no caso de regularização de inscrição, verifique se possui débito com a Justiça Eleitoral ou se sua inscrição já está regular. Caso possua débitos, emita o boleto e efetue o pagamento através dos terminais eletrônicos do banco do Brasil. Caso sua inscrição esteja regular, não é necessário buscar os serviços eleitorais.

Ficará isento do pagamento da multa o alistando ou eleitor que comprovar sua insuficiência financeira, conforme o §3º do art. 82 da Res. TSE n. 21.538-2003.

Em seguida, digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos:

Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
Comprovante de residência.
Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).
Foto-selfie segurando documento oficial com a parte facial à frente.

As imagens devem estar totalmente legíveis, sob pena de indeferimento do requerimento, com tamanho máximo por arquivo: 10 MB. Os formatos permitidos são: PNG, PDF e JPG.

Preencher o formulário de Pré-atendimento eleitoral – Título Net e salvar o comprovante de confirmação de requerimento que será gerado com o número de protocolo da solicitação. No caso de alistamento e transferência, nesta etapa será preciso informar a unidade da Justiça Eleitoral onde deseja finalizar o atendimento, que obrigatoriamente deverá ser a zona do domicílio eleitoral pretendido.

Depois é só acompanhar se o requerimento já foi analisado pela Justiça Eleitoral.


A coleta biométrica, para eleitores que não tenham realizado este procedimento, ocorrerá posteriormente mediante convocação da Justiça eleitoral, sob pena de indeferimento da inscrição o não comparecimento.

É importante ressaltar que a Justiça Eleitoral não envia e-mails sobre cancelamentos de títulos ou atendimento virtual. Os eleitores devem redobrar os cuidados ao receber mensagens sobre esse assunto para evitar ataques de hackers e estelionatários.

Serviços on-line

Confira outros serviços digitais:

Certidões: emissão de certidões de quitação eleitoral, filiação partidária, composição partidária, crimes eleitorais e negativa de alistamento

Débitos do eleitor: possibilita a emissão de guia para pagamento de multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas e/ou aos trabalhos eleitorais

Situação eleitoral: consulta para verificar a existência de pendências no cadastro

Título e local de votação: consulta sobre os dados do título de eleitor e local de votação

E-mail dos cartórios eleitorais: consulta o endereço, telefone e e-mail dos cartórios eleitorais.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: TRE-RO