Rolim de Moura,

Anvisa alerta para crescimento de remédios falsificados

Publicado 07/06/2020
A A
Foto: Ilustrativa/ISTOCK

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem alertando a sociedade para o crescimento da falsificação de medicamentos no Brasil.

Em 2018 a Anvisa identificou três falsificações de medicamentos, em 2019 foram quatro e em 2020, até o momento, já foram identificados cinco casos.

A Anvisa identificou que a maioria das falsificações acontecem com medicamentos de alto custo. Ações de fiscalização mostram que as quadrilhas estão se especializando nesses medicamentos, uma vez que possuem uso mais restrito; portanto, poucos frascos podem render muito lucro e a falsificação se torna de difícil percepção.

As falsificações detectadas recentemente mimetizam medicamentos destinados a indicações terapêuticas críticas, como oncológicos, antivirais destinados ao tratamento da hepatite C e medicamentos utilizados na terapia de complicações do transplante de medula óssea.

“Processos de investigação rigorosos foram iniciados pela Agência, contando com a participação de autoridades policiais, uma vez que a falsificação de medicamentos é considerada crime contra a saúde pública, previsto no art. 273 do Código Penal Brasileiro”, diz a agência.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: AC 24 Horas