Rolim de Moura,

Colheita do milho safrinha avança para 5% no Paraná
Entidade também indica que 16% das lavouras do cereal apresentam condições ruins no estado

Publicado 01/07/2020
A A

A colheita do milho segunda safra avançou para 5% da área plantada no estado do Paraná, conforme boletim reportado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), entidade vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Seab). Os dados foram atualizados nesta terça-feira, 30.

Do percentual ainda a ser colhido, em torno de 44% das áreas apresentam boas condições, 40% registram condições medianas e 16% apresentam condições ruins. O Deral ainda destacou que 51% das lavouras estão em fase de maturação, 48% em frutificação e 1% em floração.

Em Pato Branco (PR), o presidente do Sindicato Rural, Oradi Caldato, destaca que a colheita do milho segunda safra ainda está no início. “Já iniciamos a colheita com resultados positivos, mas agora está chovendo, devemos retomar os trabalhos nos campos, após a chuva. Hoje, por exemplo, choveu mais de 50 mm na nossa região”, afirma.

O vice-presidente da Aprosoja-Paraná, José Eduardo Sismeiro, reforça que uma chuva forte foi registrada na tarde desta terça, com queda de granizo. “Ainda não dá para saber o possível estrago em lavouras”, destaca.

Já em Mamborê, o produtor e engenheiro agrônomo Lucas Carvalho afirma que a colheita do cereal ainda está bem no início. “E apesar da trégua até o domingo, 5, a próxima semana deve começar com chuvas, segundo ao indicado na previsão climática. E com as temperaturas mais baixas, o milho demora mais a seca, acredito que a colheita ainda demora de 15 a 20 dias para ganhar ritmo na nossa região”, pondera.

Ainda segundo o Deral, os produtores paranaenses deverão colher 11,36 milhões de toneladas de milho nesta temporada. O volume projetado representa uma retração de 14% em relação ao ciclo passado, de 13,24 milhões de toneladas do grão.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural