Rolim de Moura,

Botafogo e Portuguesa fazem duelo quente dentro e fora de campo
Semifinalista da Taça Rio será definido em meio a acusações de Autuori

Publicado 01/07/2020
A A

Portuguesa e Botafogo entram em campo nesta quarta-feira (01), às 21h30min, no Estádio Luso-Brasileiro. Normalmente, não seria um confronto entre rivais, acirrado, com os ânimos exaltados, como é costume em grandes clássicos do Rio de Janeiro. Contudo, a partida desta noite tem componentes especiais.

Começando pela disputa por uma vaga na semifinal da Taça Rio. O Botafogo tem sete pontos e ocupa a segunda colocação do grupo A, mas ainda não está classificado. A terceira posição é do Boavista, com o mesmo número de pontos, mas perde no desempate pelo número de gols marcados. O Boavista enfrenta o Flamengo, no mesmo horário, no Maracanã. A Portuguesa também tem chance de conquistar a classificação. Basta vencer o Botafogo por uma vitória simples e torcer para o Rubro-Negro derrotar o Boavista.

A maior novidade do Alvinegro é o retorno de Paulo Autuori ao banco de reservas. Em entrevista ao jornal O Globo, concedida na semana passada, ele criticou a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) com 15 dias de suspensão devido às declarações. O Botafogo recorreu e conseguiu uma liminar, mas Autuori decidiu não ficar à beira do gramado no jogo contra a Cabofriense em protesto contra o retorno do Campeonato Carioca.

Nesta semana, ao participar do programa Bem Amigos!, do canal SporTV, o técnico do Botafogo voltou a criticar o retorno do Campeonato Carioca e o argumento de que os clubes de menor investimento precisam dos valores dos direitos de transmissão.

“Um dos argumentos de que o futebol carioca deveria voltar rápido era porque os clubes pequenos precisavam dos valores de direitos televisivos. A minha pergunta é se em todos os estados existem clubes pequenos que também dependem desses valores. E nem por isso os campeonatos voltaram. Falar em relação que precisa do dinheiro, da grana, muito bem, só para dar um exemplo: o Bangu, que por acaso o presidente da Ferj foi presidente do Bangu, ficou 25 dias me parece, ou por aí, em um hotel para poder treinar, e o primeiro jogo deles foi justamente contra o Flamengo. Me parece que 25 dias em um hotel para equipes que estão com problemas financeiros é complicado em um momento como esse. Nós vamos jogar, embora tivessem dito que preferencialmente os estádios seriam o Nilton Santos, Maracanã e São Januário. Pois  bem, nós vamos jogar no estádio da Portuguesa. Não tinha refletores e me parece que puseram refletores. Pelo que eu saiba, refletores, ao serem colocados, não têm um custo barato para equipes que precisam desse dinheiro”.

Em nota oficial, a Portuguesa lamentou as declarações de Paulo Autuori e afirmou estar perplexa com as acusações e se sente desrespeitada. Sobre as torres de iluminação, o clube disse que instalou com recursos próprios e que faz parte do crescimento da Portuguesa, “que está na elite do futebol carioca há cinco anos, e disputa constantemente campeonatos nacionais, como o próprio Brasileirão Série D”.

O Bangu, que tem chances mínimas de classificação no mesmo Grupo A e enfrenta a Cabofriense, nesta quarta-feira (1º de julho), em Moça Bonita, também emitiu nota oficial.

“Foi com surpresa que o Bangu Atlético Clube recebeu as declarações infundadas, irresponsáveis, levianas e distantes da verdade, de um empregado do Botafogo FR, Sr. Paulo Autuori, proferidas em um determinado programa de televisão sobre a existência de colaboração financeira do ex-presidente Rubens Lopes na atual gestão do Bangu AC, fato imaginado talvez sob o efeito de algum alucinógeno ou clara má intenção”.

Para o confronto de desta noite, o Botafogo deve entrar em campo com Diego Cavalieri, Luiz Fernando, Marcelo Benevenuto, Ruan Renato e Danilo Barcelos; Cícero,Alex Santana (Caio Alexandre), Honda e Bruno Nazário; Pedro Raul e Luis Henrique.

O técnico Rogério Corrêa deve escalar a Portuguesa com Milton Raphael, Luis Gustavo, Dilsinho, Diego Guerra e Mauro Gabriel; Muniz, Henrique, Romarinho e Chay; Matheus Pimenta e Adriano.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram