Rolim de Moura,

Ministro da Defesa destaca integração dos órgãos estaduais e federais em Rondônia
Ministro da Defesa destaca integração do governo do Estado com forças armadas na Operação Verde Brasil 2

Publicado 02/07/2020
A A

É em Rondônia que funciona um dos três importantes comandos da Operação Verde Brasil 2, que tem como missão o desenvolvimento de ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. E foi para verificar in loco esse trabalho que o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, esteve na capital do Estado, na quinta-feira (2).

Em Porto Velho, ele foi recepcionado pelo governador, coronel Marcos Rocha, e parabenizou a integração dos órgãos estaduais e federais que tem permitido o alcance de resultados efetivos na fase 1, além alinhar estratégias da próxima fase que será deflagrada este mês para combater as queimadas.

O ministro, acompanhada da comitiva, conheceu a sede do Governo de Rondônia, onde ateve-se às peculiaridades da região. Em conversa com o governador, tratou do alinhamento das esferas estadual e federal na defesa da Amazônia. O coronel Marcos Rocha reforçou que coloca o governo em apoio à operação. Integram a missão, Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Batalhão da Polícia Ambiental da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar (CBM/RO), Defesa Civil, Núcleo de Operações Aéreas, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

”Fico feliz de receber o ministro em Rondônia, pois  junto com o presidente Jair Bolsonaro, vem trabalhando em prol da nossa nação, trabalhando para o desenvolvimento e proteção do nosso país”, disse o governador.

Na ocasião, o ministro entregou ao governador Marcos Rocha uma das maiores honrarias do Ministério da Defesa, a comenda da Ordem do Mérito da Defesa, no grau de Grã-Cruz.

”Pra mim é uma oportunidade impar estar em Rondônia verificando a integração que tem o governo do Estado com as Forças Armadas. Queria aproveitar essa oportunidade para lhe entregar a Ordem de Mérito, e fazemos isso com muita satisfação, por saber, ainda, do orgulho com o que o senhor sempre fala de ter feito parte do quadro do Exército Brasileiro, da Polícia Militar”, disse o ministro.

Acompanhado da primeira-dama e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, o governador agradeceu a honraria. ”Fico extremamente emocionado e feliz por receber uma comenda do Ministério da Defesa, e fico honrado de estar contribuindo com as forças armadas. Enquanto eu for governador do estado de Rondônia, estaremos sempre prontos para apoiar, e terá em mim um soldado. E pode ter certeza que farei jus a essa condecoração”, afirma o governador.

Em seguida, o ministro, acompanhado do governador e do comandante Militar da Amazônia, o general do Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, foi até a  17ª Brigada de Infantaria de Selva. ”Vamos fazer um  briefing da Operação Verde Brasil, em garantia da lei e da ordem ambiental, a qual o governador Marcos Rocha tem fornecido todo apoio possível e necessário e, da mesma forma, as Forças Armadas estão presentes no Estado, é uma operação que todos se juntam e todos ganham”, considera o ministro.

A visita a Rondônia faz parte de um conjunto de viagens que o ministro tem feito nos últimos dias para acompanhar a execução de operações. ”São três operações que o Ministério da Defesa está participando, já estive em Roraima onde acontece a operação Acolhida aos venezuelanos, também estive na Pelotão de Fronteira com a Venezuela, juntamente com  general Theophilo;  na aldeia Surucucu, onde acontece a operação de enfrentamento à Covid-19 em terras indígenas; e hoje estamos em Rondônia por dois motivos: verificar a atuação da Operação Verde Brasil 2, onde temos uma integração com o governo do Estado muito boa, com resultados efetivos, e vamos ter um briefing conjunto de todos os comandos ”.

Desta forma, a visita do ministro foi dividida em duas reuniões, a primeira com foco nos resultados da Operação Verde Brasil 2 em Rondônia, e a segunda com todos os comandos da Amazônia Legal.

RESULTADOS

A Operação Verde Brasil 2, coordenada pela vice-presidência da República, foi deflagrada em maio pelo governo federal. Para cumprir a missão de defender a Amazônia Legal o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA).

À frente do Comando Conjunto Príncipe da Beira, em Rondônia, o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, general Luciano Batista de Lima, apresentou ao ministro, governador, e representantes de órgãos estaduais e federais que atuam conjuntamente na missão, os resultados da primeira fase da operação em Rondônia.

De acordo com o comandante, a operação teve entre os feitos a aplicação de mais de R$ 60 milhões em multas  e apreensão de 17,507,30 m³ de madeira, e contou ainda com a novidade de ter o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) dando o apoio logístico para transporte de madeirais apreendidas. As mesmas, segundo o comandante, terão finalidade social, sendo usadas para recuperação de pontes no Estado.

Também foi anunciado, na ocasião, o planejamento da segunda fase da Operação Verde Brasil 2, que terá como finalidade o combate às queimadas. Entre outras estratégias de enfrentamento ao problema, o comandante destacou que trabalhará de forma pontual e efetiva, inclusive utilizando as informações de satélites e de denúncias através da plataforma desenvolvida para que a população denuncie, o APP Guardiões da Amazônia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram