Rolim de Moura,

China deve se tornar grande importadora de milho nos próximos anos
Programa Diálogos no Campo reuniu especialistas nesta quarta-feira, 8, para debater as perspectivas para o mercado do cereal, tanto no Brasil quanto nos EUA

Publicado 09/07/2020
A A

A China deve se tornar grande compradora de milho no mercado internacional nos próximos anos, destacou a analista sênior de grãos da IHS Markit, Anamaria Gaudencio Martins. “É importante reforçar que a demanda por milho na China está maior do que a produção, com isso, os estoques do grão no país estão caindo ano a ano. A nação asiática terá que comprar milho para abastecer seus estoques, é uma tendência para os próximos cinco anos, que irá mudar a dinâmica do mercado de cereal”, afirmou a analista.

A projeção foi feita durante o programa Diálogos no Campo, exibido na tela do Canal Rural e nas plataformas digitais, nesta quarta-feira, 8. O evento marcou o encerramento da quarta temporada do Projeto Mais Milho.

De acordo com a última projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a China deve adquirir 7 milhões de toneladas de milho na temporada 2020/2021. Para o analista de mercado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Thomé Guth, esse é um cenário, que se confirmado, poderá beneficiar não só as exportações brasileiras do cereal, mas também o mercado do subproduto DDG (que significa grãos secos por destilação, na sigla em inglês).

Do lado da oferta, o destaque foi o desenvolvimento da produção de milho norte-americana na temporada 2020/2021. Ainda durante o evento, comandado pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, a analista da IHS Markit ressaltou que o mês de julho será determinante na definição de produtividade das lavouras do cereal no Corn Belt.

“Muita coisa ainda pode acontecer. Nesta semana, o USDA reduziu para 71% o índice de lavouras de milho em boas ou excelentes condições, e ainda temos a previsão de clima quente e seco. Por isso, vimos uma reação nos preços futuros na Bolsa de Chicago (CBOT); ainda assim a previsão é de uma boa safra por enquanto”, diz Anamaria.

Em junho, o USDA projetou a safra de milho norte-americana em 406,29 milhões de toneladas. Porém, na ultima semana, a área plantada com o cereal no país foi revisada para baixo, para 37,23 milhões de hectares, queda de 3% em relação à temporada passada. Consequentemente, a perspectiva é que esse número seja revisto e fique próximo de 385 milhões de toneladas, no próximo boletim de oferta e demanda do departamento americano, que será divulgado nesta sexta-feira, 10.

“Apesar dessa grande safra norte-americana, não acreditamos em uma queda expressiva nos preços no Brasil no segundo semestre. Isso porque temos a questão cambial, que ainda está favorável aos preços nacionais, a demanda interna é alta, não só para o setor de proteína animal, mas para o etanol também, que deve consumir entre 6 a 7 milhões de toneladas de milho”, ponderou o analista de mercado da Conab.

E os produtores brasileiros aproveitaram a alta do dólar para negociar antecipadamente a segunda safra de milho. De acordo com levantamento da StoneX, cerca de 70% da segunda safra já foi comercializada e, em torno, de 25% a 27% da safrinha de 2021 também foi vendida.

“A liquidez no mercado de milho está se aproximando a registrada no mercado da soja. O produtor está investindo cada vez mais na cultura do milho. E com o dólar alto, mesmo com o mercado interno com condições de safra boa, com exceção de algumas regiões do Paraná e Mato Grosso do Sul, mesmo assim o produtor aproveitou os níveis de preços e quase todos os estados venderam antecipadamente”, explicou Étore Baroni, analista de mercado da StoneX.

Ainda no evento, o uso de tecnologias também foi tema abordado pelo presidente-executivo da CropLife Brasil, Christian Lohbauer, que reforçou a importância da tecnologia Bt no ganho de produtividade da cultura do milho. “Ainda temos espaço para crescer mais. As indústrias estão desenvolvendo novas variedades, mas o nosso grande desafio ainda tem sido o refúgio, para dobrar o tempo de resistência das tecnologias”, disse.

A realização do evento Diálogos no Campo é da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e Canal Rural, com apoio institucional da CropLife Brasil.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural