Rolim de Moura,

Serviços recuam 0,9% em maio, a quarta queda consecutiva, diz IBGE
Essa foi a quarta queda consecutiva do setor devido à covid-19

Publicado 10/07/2020
A A

O volume de serviços no país recuou 0,9% em maio deste ano, na comparação com o mês anterior. Essa foi a quarta queda consecutiva do setor, que ainda sente os efeitos das medidas de isolamento adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços recuaram 19,5% na comparação com maio de 2019, 7,6% no acumulado do ano e 2,7% no acumulado de 12 meses.

A receita nominal dos serviços caiu 0,7% em relação a abril deste ano, 18,8% na comparação com maio do ano passado, 6% no acumulado do ano e 0,1% no acumulado de 12 meses.

A queda de 0,9% no volume de serviços de abril para maio foi puxada por três das cinco atividades pesquisadas: serviços de informação e comunicação (-2,5%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-3,6%) e outros serviços (-4,6%).

Por outro lado, duas atividades tiveram queda em seu volume de abril para maio: serviços auxiliares aos transportes e correio (4,6%) e serviços prestados às famílias (14,9%).

“Os setores ligados às partes de alojamento e alimentação e transporte foram os que tiveram as perdas mais importantes no mês de abril. Agora em maio, eles mostram uma certa recuperação, crescendo nesse mês, mas não o suficiente para levar o setor de serviços para o campo positivo”, afirma o pesquisador do IBGE Rodrigo Lobo.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram