Rolim de Moura,

Tambaqui de Rondônia ganha mercado de exportação
Na exportação do pescado brasileiro, o Tambaqui saltou da sexta para a terceira posição da espécie mais comercializada com outros..

Publicado 17/07/2020
A A

Na exportação do pescado brasileiro, o Tambaqui saltou da sexta para a terceira posição da espécie mais comercializada com outros países no primeiro semestre de 2020. A notícia é comemorada pela Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), que vê com otimismo o estudo publicado pelo Ministério da Economia.

Elaborado em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, o estudo mostra que nos seis primeiros meses deste ano, a exportação do Tambaqui atingiu US$ 172.934,00, ficando atrás apenas das espécies Tilápia e Curimatá.

No primeiro semestre de 2019, o Tambaqui era apenas a sexta espécie em exportação, totalizando US$ 3.564 no período.

O presidente da ACRIPAR, Francisco Hidalgo Farina destaca que as ações realizadas pelos piscicultores de Rondônia como o Festival do Tambaqui, tanto o realizado em Ariquemes como em Brasília, no ano passado, têm ajudado a divulgar a espécie. Ele também destaca que essas ações ajudam a impulsionar a comercialização do Tambaqui em outros países.

Farina também acrescenta que a qualidade do pescado está melhorando, através de processos produtivos, o que ajuda a conquistar o paladar dos consumidores. “Os produtores de Tambaqui estão cada vez mais qualificados e nós estamos usando a união e o associativismo para promover esse peixe que tem um sabor inigualável e um potencial para conquistar o mercado interno brasileiro e também o mercado externo”, acrescenta.

Rondônia

Rondônia é atualmente o estado com maior produção nacional de peixes nativos, tendo o Tambaqui como espécie de maior cultivo. São mais de 4 mil piscicultores produzindo cerca de 90 mil toneladas desse pescado por ano.  (AI)

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram