Rolim de Moura,

Exportações de açúcar ajudaram o setor sucroenergético a contornar crise
A Cogo – Inteligência em Agronegócio destaca, no entanto, que o avanço da pandemia no Brasil traz incertezas sobre o consumo de etanol

Publicado 25/07/2020
A A

A forte crise que assolou o setor sucroenergético por causa da pandemia da Covid-19 foi relativamente contornada no Brasil pelas exportações crescentes de açúcar, em razão do câmbio favorável, e com a eficiência portuária.

A consultoria lembra que, no início do ano, o setor projetava um cenário mais favorável, em razão da quebra de safra de cana-de-açúcar na Índia e na Tailândia, dois importantes exportadores globais da commodity, das expectativas otimistas para as exportações brasileiras de açúcar e das expectativas favoráveis também para o etanol, em função do RenovaBio. “Quando a pandemia se alastrou, entretanto, essas projeções positivas foram revertidas, inclusive por causa da crise global do petróleo, a partir de março, quando o barril do Brent caiu abaixo de US$ 20, mas já está acima de US$ 40”, diz.

Porém, agora, à medida em que a pandemia continua avançando no Brasil, as incertezas sobre o consumo de etanol aumentam, uma vez que o número crescente de casos no país sinaliza um risco de que o consumo possa ser novamente prejudicado, caso haja uma desaceleração da reabertura econômica e, além disso, é preciso considerar os impactos econômicos da crise, que afeta diretamente a demanda por combustíveis.

“As perspectivas para as exportações brasileiras de açúcar continuam positivas, mas a produção do biocombustível, embora menor, continua em níveis elevados, levando o mercado a um cenário de sobre oferta”, ressalta.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural