Rolim de Moura,

Rondônia inaugura primeira Central de Informações aos Migrantes e Refugiados da região Norte
A primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha, destacou a implantação da central como uma política importante e necessária

Publicado 29/09/2020
A A

O Governo de Rondônia vem se destacando em relação a outros estados por sair na frente quando o assunto é o cumprimento de metas, mesmo diante de um cenário de pandemia. Nesta segunda-feira (28), a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) tornou realidade o sonho da implantação de uma Central de Informações aos Migrantes e Refugiados, inaugurada no primeiro andar do prédio do Tudo Aqui em Porto Velho. Uma parceria entre a Seas, Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp).

A central foi criada para atender a população de migrantes que necessita de serviços e informações, ofertando um atendimento amplo e completo nos idiomas inglês e espanhol. Ela está funcionando no prédio do Tudo Aqui com horário de atendimento das 7h30 às 13h30. Através dela, os usuários terão acesso a serviços públicos federais, estaduais e municipais, realizando encaminhamentos dos demandatários para a Rede de atendimento, nas mais diversas áreas como saúde, educação, assistência social ou qualquer outro órgão ou entidade da sociedade civil que preste atendimento aos migrantes e refugiados em Porto Velho.

Além do acesso às informações, será possível ainda mapear a situação dos migrantes através do Sistema Estadual de Cadastro de Benefícios (Siscab). Os dados poderão ser usados em pesquisas sobre a migração em Rondônia.

“É uma emoção estar realizando mais essa entrega importante. Mesmo diante da pandemia estamos dando cumprimento às nossas metas, disse a primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha, destacando a importância da implantação da central como política pública de migração.

O governador do Estado, coronel Marcos Rocha parabenizou a ação e destacou a trajetória de muitos migrantes que chegam ao Brasil e enfrentam dificuldades quanto ao acesso às informações básicas que permitam sua sobrevivência. “Para nós é gratificante poder dar dignidade a essas famílias que enfrentaram diversas dificuldades até chegarem aqui. Nosso Estado é acolhedor, temos aqui vários migrantes e descendentes que formaram famílias e são gratos. Essa é uma medida louvável que estamos tornando realidade”, enfatizou.

MIGRAÇÃO EM RONDÔNIA

Estima-se que o Estado acolha hoje cerca de três mil migrantes entre haitianos e venezuelanos, que somam maioria em Rondônia. Karen Padilla faz parte desse índice. A venezuelana enfrentou várias dificuldades até conseguir chegar em em solo rondoniense. Ela se diz grata ao Estado e ao Governo pelo acolhimento com políticas públicas voltadas aos migrantes.

“Nós somos gratos à Seas, e às outras instituições como a Cáritas e a Unir, por este trabalho de acolhimento com os migrantes. A maior dificuldade que enfrentamos quando chegamos aqui é o acesso às informações, e saber que agora temos esse espaço é um alívio para nós”, ressaltou a imigrante venezuelana.

A pesquisadora e coordenadora do Programa de Extensão Migração Internacional na Amazônia Brasileira: “linguagem e inserção social de imigrantes em Porto Velho”, Dra. Marília Pimentel enfatizou que Rondônia é agora destaque quanto às ações voltadas às políticas de migração. “O Governo deu um passo importante com a implantação da Central de Informações aos Migrantes e Refugiados e se destaca por ser o primeiro Estado da região Norte a implantar um centro de atendimento como esse. A Central é uma importante política pública que se faz ainda mais necessária por sermos um estado de fronteira”, finalizou a pesquisadora.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram