Rolim de Moura,

Mais de 40 mil pessoas são beneficiadas com energia limpa e renovável em Rondônia
A ampliação da usina proporcionará energia limpa e renovável em meio à Amazônia

Publicado 30/09/2020
A A

O Governo de Rondônia, na manhã de terça-feira (29), participou da inauguração oficial da segunda etapa da Usina Fotovoltaica em Machadinho d’Oeste. São cinco usinas fotos no Estado, que atendem mais de 10 mil casas e 43 mil pessoas, além de gerar empregos e desenvolvimento para o município de Porto Velho, Machadinho d’Oeste, Cujubim, Buritis e São Francisco do Guaporé.

De acordo com Adélio Barofaldi, diretor-presidente da empresa do ramo de geração de energia, que investe em usinas fotovoltaicas no Estado, a ampliação da usina proporcionará energia limpa e renovável em meio à Amazônia para 12.800 pessoas por dia. Para ele, a presença do Governo do Estado é histórica por mostrar a relevância ao divulgar os investimentos em energia sustentável.

“30% de Machadinho d’Oeste se abastece com energia renovável, e essas fontes limpas devem ser sempre incentivadas, pois estamos vendo o que está acontecendo no mundo, a exemplo, os incêndios no Pantanal, com toda aquela destruição, por esse motivo  é muito importante buscar fontes alternativas que não causem impacto no meio ambiente”, comenta Adélio.

Para o governador, coronel Marcos Rocha, é necessário ampliar e utilizar a energia solar a fim de maior desenvolvimento do Estado. De acordo com o chefe do Executivo, o tema era bastante discutido e agora é possível enxergar a realidade em Rondônia.

“Eu parabenizo a iniciativa do grupo em promover energia limpa. Machadinho d’Oeste sempre sofreu com falta de energia durante muito tempo e quando a gente se depara com um trabalho como esse sendo desenvolvido, é maravilhoso. E isto é um reflexo que nosso Estado de Rondônia, por intermédio de tecnologias, está crescendo, desenvolvendo e promovendo benefícios à população”, finaliza.

Também participaram da inauguração a equipe do grupo de geração de energia; Rosangela castelo, diretora executiva representando o secretário chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves; Paulo Haddad, coordenador técnico da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). Bem como estiveram presentes, Elias Rezende, diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER); coronel Valdemir Carlos de Góes, secretário-chefe da Casa Militar; Anderson Dias, secretário regional de Jaru; e Lucas Partelli, secretário de Agricultura representando Machadinho d’Oeste.

A inauguração seguiu as regras do Decreto Estadual de distanciamento social, promovendo todas as indicações de segurança e saúde durante a pandemia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram