Rolim de Moura,

Penitenciárias de RO tem mais de 640 casos positivos de Covid-19 entre presos e duas mortes, diz Sejus
Há 597 curados, um preso internado e outros quatro sob suspeita de infecção. OAB manifestou preocupação.

Por G1 RO
Publicado 04/10/2020
Atualizado 04/10/2020
A A

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) revelou que, até o momento, já foram confirmados 648 casos do novo coronavírus e duas mortes entre a população carcerária do estado. São também 597 curados, um preso internado e outros quatro sob suspeita de infecção.

A pasta confirmou que os detentos positivados estão sendo medicados e permanecem isolados para o tratamento. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou preocupação.

Em Ariquemes, por exemplo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que foram feitas duas testagens para Covid-19 nos presos do Centro de Ressocialização em setembro. Em um total de 605 testes aplicados, 117 (19%) deram positivo. O medicamento ivermectina foi distribuído para todos os internos.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB acompanha a evolução dos casos na unidade prisional do município.

Familiares dos apenados procuram com frequência a comissão preocupados com uma possível contaminação em massa de Covid-19 entre os presos devido a superlotação na penitenciária. Os questionamentos são protocolados e são enviados relatórios pela comissão ao Ministério Público e à Vara de Execuções Penais.

"Aparentemente está controlada porque não tivemos mais denúncias. Não nos requisitaram para situações. Na verdade a população carcerária passa a ficar lá um período. Realmente é situação que nos preocupa e muito. Uma cela com capacidade com 6 e 7 está com dobro. Necessita urgente de providências", declarou Valdéria Cazzeta, da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

O histórico de superlotação no novo presídio de Ariquemes vem desde a inauguração, em julho de 2017, com capacidade para receber até 200 internos.

Atualmente, está com mais de 600 e pelo menos 15 fugas foram registradas na unidade.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO