Rolim de Moura,

Workshop reúne guias e agentes para impulsionar o setor turístico no Estado
Respeitando o protocolo contra o coronavírus com distanciamento, o Workshop abordou potencial turístico de Rondônia

Publicado 12/11/2020
A A

Com o propósito de fortalecer o setor turístico, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), reuniu guias e agentes de turismo na manhã de quarta-feira, 11, para a realização de um Workshop em que foram apresentados os principais produtos oriundos do Estado, com a proposta de criar projetos destinados para alavancar o setor em Rondônia. O evento foi realizado respeitando o protocolo de segurança contra o coronavírus, com distanciamento e o uso obrigatório de máscaras.

A proposta  é para que os guias de turismo obtenham mais conhecimentos sobre as regiões do Estado e suas potencialidades. Esse profissional tem a função de assessorar os viajantes ou visitantes, orientando e apresentando locais e pontos turísticos. Além disso, o Workshop é pontuado para pontapé inicial a estudos com vista à criação de microempresas individuais no setor, elaboração de projetos e buscará aproximação entre guias, agências de viagem, hotéis, e empresas do ramo.

O superintendente da Setur, Gilvan Pereira, abriu o Workshop enfatizando a importância em trilhar o caminho para alcançar metas para o turismo no Estado e destacou sobre a elaboração do plano de regionalização que tem sido trabalhado em cada região, de acordo com o seu segmento turístico. Os resultados têm sido positivos e, hoje, Rondônia conta com 7 regiões turísticas, onde é desenvolvido, em cada, um pólo para melhor ser trabalhado o segmento daquela região, a exemplo do que acontece no município de Pimenteiras, que é muito forte na pesca esportiva, entre outras atividades.

Ainda de acordo com o superintendente, o trabalho de regionalização fortaleceu também o exercício de governança nessas regiões, como já acontece em Cacoal. Com isso, o plano irá alcançar as agências e os guias de turismo. Dessa forma, em conjunto, o Estado irá conseguir oficializar o turismo. E em contrapartida o Governo do Estado já está desenvolvendo a Lei Estadual de Turismo.

“Estarmos reunidos nesse Workshop é de grande importância. E esse encontro vem para dar abertura para essa amplitude de entendimento e do potencial que temos em Rondônia. Esse Workshop marca mais um momento importante para que o turismo venha a se tornar mais formatado, com os atrativos mais preparados para a receptividade da população”, observou Gilvan Pereira.

O Workshop também contou com a participação do superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves que explanou sobre as potencialidades das regiões no Estado com vista à estruturação de negócios.

Esteve presente ainda, a assistente de Comunicação Digital, Georgia Gusmão (da Superintendência de Comunicação do Governo do Estado), que destacou sobre a importância de engajar para rentabilizar, através das redes sociais. Na oportunidade, a responsável pela de Coordenações Turísticas da Setur, Lidiane Bandeira, fez uma apresentação sobre a estrutura organizacional da superintendência.

A presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens RO (ABAV/RO), Shirlene Santos, esteve presente ao evento e parabenizou a iniciativa do Estado, enfatizando o apoio da entidade, na certeza de que haverá um novo espaço de mercado em Rondônia, para abrir mais empregos e aumentar a economia. “Até então não havia visto esse movimento de apresentar  Rondônia como um grande produto turístico. Esse empenho é muito louvável e a ABAV apoia completamente e está muito feliz em participar desse Workshop. Acredito que estamos no caminho certo, agora, é se preparar. Pois é um longo caminho, mas o primeiro passo já foi dado com maestria”, concluiu Shirlene.

DESCUBRA RONDÔNIA

Para quem deseja saber mais sobre as regiões turísticas do Estado e suas potencialidades é só acessar: rondoniatemtudo.ro.gov.br . Da pesca ao turismo de Aventura e Ecológico. Tudo isso, e muito mais, estão disponíveis no portal.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram