Rolim de Moura,

Representantes da Seduc e da Sesdec conhecem sistema de segurança do TJRO

Publicado 17/11/2020
A A
FOTO: ASSESSORIA / tjro

Uma comitiva formada pelos secretários de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, e da Educação (Seduc), Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, visitou, na segunda-feira, 16 de novembro, o Tribunal de Justiça de Rondônia, a fim de conhecer o Centro Integrado de Monitoramento - CIM, sistema de segurança que atinge todos os prédios do Poder Judiciário de Rondônia.

Recebidos pelo juiz secretário-geral, Rinaldo Forti, pelo diretor do Gabinete de Segurança Institucional do TJ - GSI, Glodner Pauleto,  e pelos coordenadores da área de segurança patrimonial do Tribunal de Justiça, cel. Hilton José de Santana e Fabiano Paiva, os representantes do Governo do Estado buscaram informações sobre equipamentos e software utilizados, com a intenção de verificar a viabilidade de implantação em  escolas estaduais com potencial risco de sofrerem danos patrimoniais.

Moderno e eficaz, o sistema implantado pelo TJRO trouxe mais segurança a servidores, magistrados e usuários do Poder Judiciário. Os equipamentos foram instalados em todas as unidades e estão interligados com o edifício-sede, onde funciona a central de monitoramento, que usa o sistema Digifort, customizado para as características da instituição.

Além disso, o PJRO conta com a atuação de servidores e policiais militares à disposição das unidades em todo o Estado, além de 656 câmeras de vídeo. Todo esse aparato previne, inclusive, furtos e até vandalismo, como já registrados no passado, antes da instalação, em algumas unidades.

Os prédios são equipados, ainda, com raios-X e detector de metais. A tecnologia adotada inclui, também, o reconhecimento facial, além de circuito fechado de televisão, sensores e alarmes; itens considerados de ponta entre os tribunais de justiça de todo o país.

A necessidade de garantir um acesso seguro, se deu por conta da intensa movimentação de pessoas nos prédios. Só no edifício-sede do Tribunal, em Porto Velho, trabalham mais de 900 servidores. O local também tem, em média, 450 visitantes, entre defensores, promotores, advogados, procuradores e a sociedade em geral.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa