Rolim de Moura,

Governo ressalta a importância dos conselheiros tutelares na garantia dos direitos da criança e do adolescente em Rondônia
A Seas parabeniza os conselheiros tutelares profissionais responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes

Publicado 18/11/2020
Atualizado 18/11/2020
A A

O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) parabeniza os conselheiros tutelares estaduais pelo Dia do Conselheiro Tutelar, comemorado nesta quarta-feira (18). A data foi instituída pela Lei nº 11.622, de 19 de dezembro de 2007 e criada em julho de 1990, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Seas valoriza e apoia os conselheiros tutelares no desempenho de suas atividades laborais, atuando por meio de programas, campanhas, ações e projetos, que visam o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e adolescentes. O Programa Criança Protegida é mais um exemplo dessas ações. Desde 2019, os agentes que integram o Sistema de Garantia de Direitos, incluídos os conselheiros tutelares estão sendo capacitados pelo programa.

Em julho deste ano, a Seas realizou um treinamento online sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), e no próximo dia 7 de dezembro vai ofertar o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade Educação a Distância (EAD), para o Sistema de Garantia de Direitos. Uma parceria entre a Seas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).

PAPEL DO CONSELHEIRO TUTELAR

O conselheiro tutelar é o responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, bem como garantir o cumprimento destes, assim dispõe o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto, pode ser definido como órgão instrumental de controle social, devido ao seu papel protetor de garantias das crianças e adolescentes, previstas constitucionalmente, bem como devem fiscalizar o atendimento feito por outras instituições.

Seu trabalho é de extrema relevância e indispensável para a comunidade, sobretudo para as vítimas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Uma das características mais marcantes do trabalho do conselheiro tutelar é a sua disponibilidade permanente para tutelar e zelar por crianças e adolescentes. Ao identificar possíveis violações, o conselheiro tutelar aplica as medidas necessárias para cada situação, seja encaminhando as denúncias para os órgãos responsáveis, orientando os pais e responsáveis e, atuando segundo os preceitos legais, enfrentando, muitas vezes, descontentamentos, conflitos e divergências situacionais.

A Seas parabeniza aos conselheiros tutelares pelo seu dia e por se dedicarem a tão nobre missão.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram