Rolim de Moura,

Gata 'vota' com dono durante 2º turno das eleições em Porto Velho
Babalu acompanhou dono até a cabine de votação e saiu no colo dele, segundo mesária. Segundo turno acontece neste domingo (29).

Por G1 RO
Publicado 29/11/2020
A A

Uma gatinha resolveu "votar" com o dono em Porto Velho na manhã deste domingo (29), dia que ocorre o segundo turno das eleições municipais. Babalu, como é chamada, acompanhou seu humano até a cabine de votação e surpreendeu os mesários da seção.

"Diz ele (dono) que ela entrou no carro, que segue ele para tudo quanto é canto. Não estava acreditando, pois achei que fosse um gatinho aleatório. Ela é super dócil", contou a mesária Mariane Rocha Moraes.

O "papai" de Babalu, identificado como Manoel Lino de Moraes, foi um dos primeiros a votar na escola João Ribeiro, na Zona Leste da capital, segundo Mariane. Os candidatos Cristiane Lopes (PP) e Hildon Chaves (PSDB) disputam o segundo turno.

"Só nós (mesários) vimos. E ela saiu no colinho dele", lembrou Mariane.

No total, 333.031 eleitores portovelhenses voltam às urnas neste domingo (29) para o segundo turno das eleições municipais na capital. A cidade conta com 134 locais de votação e 1518 seções. Ao todo, são:

3.159 mesários;
a maioria são mulheres: grupo representa 52,3% do eleitorado;
quase metade do eleitorado tem entre 25 e 44 anos; e
27 eleitores têm mais de 100 anos e 91 com idades entre 95 e 99 anos.
As adaptações no primeiro turno, para a prevenção da Covid-19, ainda estão valendo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que é preciso ficar atento a sintomas. Portanto, se o eleitor apresentar febre, não deve sair de casa.

Mesmo que o eleitor tenha faltado no dia 15, pode votar neste domingo — basta comparecer à seção eleitoral.

Os prefeitáveis

Dos 15 candidatos que disputaram a prefeitura de Porto Velho, seguem no páreo o atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB), e a vereadora Cristiane Lopes (PP).

Hildon de Lima Chaves, de 52 anos, é natural do Recife. Concluiu o curso de direito em 1992, no Paraná, e foi aprovado no concurso de promotor do Ministério Público de Rondônia (MP-RO). Em 2013, deixou a carreira no MP para se dedicar às empresas do ramo educacional da família. Em 2016, foi candidato a prefeito de Porto Velho e venceu no segundo turno.

Natural de Porto Velho, Cristiane Lopes tem 37 anos, é casada e atualmente atua como vereadora. A candidata foi eleita vereadora em 2016, disputou o cargo de deputada nas eleições 2018, quando ficou como suplente, e concorre pela primeira vez à prefeitura da capital.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO