Rolim de Moura,

Produtores de mel e banana recebem preços recordes no fim de ano

Por conab
Publicado 26/12/2020
A A

Com o aumento crescente da demanda pelo mel brasileiro por parte dos países importadores, em especial Estados Unidos e União Europeia, o preço do produto pago ao produtor paranaense registra recordes consecutivos. No mês de novembro, a elevação foi de 21,46% em relação ao recebido pelo quilo do produto no mês de outubro. No acumulado de setembro a novembro a alta registrada foi de 52,13%. A análise regional do Paraná foi feita pela Companhia Nacional de Abastecimento, a partir dos números presentes no Sistema de Informações Agrícolas e de Abastecimento (Siagro), da Companhia.

Em 2019, o estado se destacou como maior produtor e exportador de mel do país. Este ano, o estado  registrou,  no fim de novembro, um volume exportado da ordem de 8.975 toneladas do produto, atingindo a marca de 34% a mais sobre o volume exportado no mesmo período do ano passado, ficando responsável por 33% das exportações brasileiras de mel.

Outro objeto do estudo que vem apresentando tendência de alta nos preços pagos ao produtor no estado é a banana prata. As cotações voltaram a subir no mês de novembro. De setembro para cá, a fruta já acumula acréscimo de 14,71% no preço da caixa de 20 kg. A análise estima que o encerramento da colheita no Paraná e em São Paulo, associado aos problemas com o clima nesta safra, acabaram por  refletir na alta dos preços.

O estado passou por longa estiagem, além de enfrentar um ciclone bomba que atingiu a região durante o desenvolvimento dos bananais, prejudicando o cacheamento das plantas que seriam colhidas agora nos meses de dezembro e janeiro. Com a baixa oferta do produto e a demanda aquecida no verão, a expectativa para os próximos meses é de preços em torno de R $2,50 o kg da banana, ante os atuais R $1,70 recebido pelo produtor.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: conab