Rolim de Moura,

DICAS DE SEGURANÇA: COMO EVITAR ACIDENTES DOMÉSTICOS
De acordo com o Ministério da Saúde, o acidente doméstico é a principal causa de mortalidade na faixa etária de 1 a 14 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, as quedas e queimaduras representam a maioria dos casos desses acidentes.

Publicado 04/01/2021
A A
FOTO: ASSESSORIA

O risco é mais elevado para crianças em idade pré-escolar, de 2 a 5 anos, pois nessa faixa etária não possuem o menor conhecimento dos riscos e perigos que as cercam. O período de maior incidência dos acidentes domésticos é durante as férias escolares, fins de semana e no verão.

 

Uma das causas dos acidentes domésticos está relacionada à falta de conhecimento de muitos familiares dos potenciais riscos em suas moradias e à não implementação de medidas de prevenção de acidentes.

Alguns exemplos de medidas que podem prevenir os acidentes domésticos são:

-  Proteger tomadas elétricas;

-  Proteger aberturas de janelas com grades ou telas;

-  Os móveis devem ter cantos arredondados para evitar lesões e traumas;

- Não colocar móveis próximos às janelas, pois eles, quando erroneamente utilizados como escadas, aumentam o risco de queda;

-  Não fumar dentro de casa e nunca na cama;

-  Colocar portões nas escadas para evitar quedas.

Essas intervenções tornam o ambiente doméstico mais seguro, principalmente quando associadas à supervisão feita por maiores responsáveis. Além disso, é fundamental que os pais ou responsáveis acionem de forma imediata o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia em casos de acidente doméstico através do número 193.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: CBMRO