Rolim de Moura,

Juiz Eleitoral da 9ªZE concede entrevista em emissora regional
Pauta do dia foi o prazo final para eleitor apresentar justificativa de ausência ao primeiro e segundo turno das eleições 2020

Por TRE-RO
Publicado 13/01/2021
A A
FOTO: Seção de Comunicação Social do TRE-RO

O juiz da 9° Zona Eleitoral de Rondônia, Wilson Soares Gama, concedeu entrevista a uma emissora regional nesta terça-feira (12), para tratar dos temas referentes a justificativa eleitoral relacionada às eleições 2020. Durante a entrevista, o juiz esclareceu sobre as principais dúvidas referentes ao processo de justificativa, assim como quais meios a serem utilizados e quais as penalidades para o eleitor que deixar de justificar a ausência as urnas.

O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno em 2020 tem até esta quinta-feira 14/1 para justificar sua ausência e o prazo para quem não votou no segundo turno é até dia 28/1. A justificativa é válida apenas para o turno ao qual o eleitor faltou. Assim, quem deixou de votar nos dois turnos, terá que justificar as duas ausências separadamente.

A Justificativa poderá ser feita de dois modos, ambos virtuais. O primeiro é através do e-Título, que pode ser encontrado nos dispositivos Android ou IOS, lá você se cadastrará com os dados fornecidos no dia referente ao lançamento de seu título, e assim poderá realizar a justificativa na aba “Justificativa de ausência”.

Já a outra opção é através do portal do TSE na internet através do Sistema Justifica. O eleitor que optar por usar esse método, deverá preencher um formulário online com os dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O cidadão receberá um protocolo para acompanhar o requerimento, que será encaminhado para exame pelo juiz competente. Se acolhida a justificativa, o eleitor será notificado da decisão.

Sem a justificava, o eleitor tende a ficar em débito com a Justiça Eleitoral, o que lhe impede de tomar posse em cargos públicos, obter empréstimos em instituições financeiras majoritariamente públicas, obter passaporte, entre outras restrições. Estar com a quitação eleitoral em dias dá ao cidadão o direito de exercer seu direito democrático ao voto, assim como lhe assegura o exercício de diversos direitos. Esteja em dia e ajude a fortalecer a democracia!

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: TRE-RO