Rolim de Moura,

Novos equipamentos vão dar celeridade aos processos de avaliação do direito à insalubridade de servidores estaduais
Os equipamentos darão auxílio na realização de processos de avaliação de insalubridade e das condições ambientais de trabalho do servidor

Publicado 30/01/2021
Atualizado 30/01/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) e Núcleo de Proteção a Saúde do Servidor (NPSS), adquiriu seis equipamentos, que totalizam investimentos de R$ 11.120 mil, utilizados para auxílio na realização de processos de insalubridade para avaliar as condições ambientais de trabalho do servidor de áreas como a Saúde e Segurança Pública, dentre outras, a fim de determinar se o funcionário terá direito ao adicional de insalubridade/ periculosidade.

A aquisição desses materiais auxilia, conforme as exigências e obrigatoriedades no atendimento às normas regulamentadoras exigidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para o desenvolvimento das medições quantitativas dos riscos expressos nos programas e laudos de saúde e segurança do trabalho.

Os seis equipamentos adquiridos pelo Núcleo de Proteção à Saúde do Servidor, são específicos para diversas situações, como o “dosímetro de ruído digital sem fio”, que tem a finalidade de medir a densidade sonora do ambiente, ou até mesmo o “monitor de stress térmico”, que tem o objetivo principal de medir o IBUTG (Índice de bulbo úmido e temperatura de globo). Esse instrumento é muito utilizado na área da segurança do trabalho, para assegurar boas condições laborais aos servidores.

A aquisição desses produtos visa a eficiência do gasto público, a celeridade processual e a efetividade da Administração Pública, conforme as demandas enviadas pelo Estado com relação aos processos físicos que estão aguardando um laudo de insalubridade, segundo o superintendente da Segep, coronel Silvio Rodrigues. “A compra desses materiais é a primeira sinalização do Estado na busca de tentar resolver isso definitivamente e reconhecer aquilo que é direito do servidor, de uma forma devidamente certificada”, frisa.

De acordo com a Segep, o Estado de Rondônia tem uma demanda de 10 anos sem laudos. Para o engenheiro de Segurança do Trabalho da Segep, Álvaro Moraes do Amaral, essa é uma oportunidade de regularizar as demandas através dos equipamentos adquiridos. “A falta de laudo dificulta o acesso dos servidores ao adicional que tem direito, em especial os que trabalham em área insalubre. Com um núcleo aparelhado e pessoal capacitado, isso agiliza as análises”, explica.

O superintendente da Segep afirma ainda que foi dado início a um processo licitatório, para que uma empresa terceirizada realize o levantamento de servidores de inúmeras secretarias, por meio do material adquirido. “Não fosse o ocorrido lamentavelmente com a pandemia, teríamos já um grupo instalado devidamente, para que a empresa terceirizada faça o trabalho e realize tão logo ela ganhe a licitação”, esclareceu.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram