Rolim de Moura,

Covid-19: automedicação pode provocar lesões graves no fígado
Remédios utilizados sem orientação médica podem provocar hepatite medicamentosa e levar até a um transplante do órgão

Por R7
Publicado 10/02/2021
A A

A automedicação feita na tentativa de driblar o contágio ou os sintomas da covid-19 pode provocar efeitos colaterais como a falência do fígado, em decorrência de uma lesão hepática, além de não evitar a doença, já que não existe tratamento preventivo. É o que explica a imunologista Ekaterini Simões Goudouris, diretora da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

Não é recomendado o uso de nenhum remédio sem prescrição médica, no entanto, em fases diferentes da pandemia, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) passou a exigir a apresentação de receita para liberação de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina em decorrência da alta procura nas farmácias. A retenção da receita de ivermectina foi suspensa meses depois. 

“Quando um médico receita um medicamento, ele está ciente de todos os efeitos colaterais que podem acontecer e vai monitorar. Se a pessoa usa um remédio por conta própria, sem o acompanhamento, quando perceber, já teve uma lesão irreversível no fígado e foi parar no hospital”, explica Ekaterini.

A médica ressalta que o uso sem orientação ou acompanhamento médico desses remédios contra a covid-19 podem causar problemas como arritmia cardíaca e hepatite medicamentosa.

“A hidroxicloroquina e a azitromicina, que é um antibiótico que também tem sido usado por conta própria por várias pessoas na tentativa de prevenir ou tratar a covid, juntas tem um efeito chamado de interação medicamentosa que favorece e aumenta a chance de ter algum efeito colateral cardíaco”, diz Ekaterini. 

“Usar a ivermectina, que pode ter toxicidade hepática, com outro medicamento que também tenha essa toxicidade, pode provocar um acúmulo e causar um dano maior no fígado”, explica a especialista.

A hepatite medicamentosa é uma inflamação do fígado que acontece por conta de alguns medicamentos que podem ter toxicidade e agredir o órgão. Se essa agressão ocorrer de forma intensa, pode acabar comprometendo em definitivo a função do fígado e exigir um transplante.

“No caso do fígado, o monitoramento é feito por meio de exame de sangue. Se aparecer alguma alteração, o médico faz uma interferência, reduz o uso da medicação ou interrompe por um tempo. Se o remédio tem algum efeito ruim no coração, será feita a mesma coisa, vai depender da medicação”, afirma Ekaterini.

A imunologista ressalta que qualquer remédio, em qualquer dose, pode causar uma lesão não necessariamente pelo uso excessivo. “Às vezes, a medicação pode ser danosa mesmo sendo usada na dosagem certa. O trabalho do médico não é só receitar o medicamento correto para determinada doença, é também acompanhar o paciente que está usando o tratamento que ele receitou. A automedicação impede que alguém seja responsável e acompanhe esses possíveis danos”, explica a especialista.

Segundo o hepatologista Rogério Alves, médico do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, o risco de lesões no fígado aumentam ainda mais se associadas à covid-19. Isso porque cerca de 30% dos pacientes diagnosticados com a doença têm sintomas gastrointestinais, como diarreia, náusea, vômitos e alterações no funcionamento do fígado.

“Pacientes que tomam ivermectina por outros problemas, independentemente de ter covid, podem desenvolver algum tipo de hepatite medicamentosa, mas é algo que acontece raramente”, diz o especialista. “Às vezes a pessoa tem alguma doença no fígado e não sabe, ao fazer uso sem prescrição, pode ter esse efeito indesejado”.

O hepatologista alerta, ainda, que não há nenhuma recomendação de tratamento precoce para evitar a doença. “Quando você usa a medicação sem supervisão, você está sujeito a um risco maior. Nem todo remédio que parece inofensivo, realmente é”, afirma o médico.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: R7