Rolim de Moura,

Obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas foi adiado mais uma vez

Publicado 17/03/2021
A A

"Fica suspensa, até 31 de maio de 2021, a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis de que trata a Portaria nº 244, de 15 de junho de 2020, e a Instrução Normativa nº 45, de 15 de junho de 2020",  Essa informação é da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital em instrução normativa publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (16).

  Interrompida ainda em março de 2020, logo no início da proliferação dessa pandemia, a prova de vida serve para evitar fraudes nos pagamentos. Os aposentados e pensionistas necessitam comprovar que estão vivos uma vez por ano para que seus benefícios  continuem sendo depositados, e caso não façam dentro do prazo estipulado seus benefícios podem até serem suspensos.

  A suspensão desse procedimento se deu para evitar que pessoas idosas, consideradas do grupo de risco, tivessem de se deslocar até o local das provas de vida. Em fevereiro de 2021, o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, anunciou a prorrogação por mais 60 dias, liberando os idosos mais uma vez da prova de vida.

   Agora, mais uma vez o Ministério da Economia prorrogou a liberação da prova de vida obrigatória para os beneficiários do INSS. Essa necessidade dos aposentados e pensionistas provarem que estão vivos para que continue recebendo seus pagamentos está suspensa até 31 de maio de 2021, devendo ser retomada a partir de junho. Com o adiamento da obrigatoriedade por mais um mês, um novo calendário deverá ser divulgado. Enquanto isso, o governo trabalha na expansão da de prova de vida digital, por meio da qual os brasileiros podem, pela internet, fazer a operação

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram