Rolim de Moura,

Seas destaca importância da celebração do Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial, neste 21 de março
O respeito às diferenças é destacado pela Seas nesta data que lembra o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial

Publicado 20/03/2021
Atualizado 20/03/2021
A A

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial constituindo um chamado à comunidade internacional para eliminar todas as formas de discriminação racial. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), reconhece como imprescindível a celebração desta data para a sensibilização das pessoas e promoção do convívio social sem preconceitos, visando o resguardo da identidade de todas as raças contra todo tipo de preconceito.

A data foi escolhida em virtude do massacre de Shaperville que ocorreu em 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, após um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que subjugava a população negra a sempre portar um cartão pessoal que identificava os locais em que lhe era permitido transitar. Tal situação decorreu do regime do Apartheid que decretava a segregação racial dividindo a sociedade entre negros e brancos distinguindo, inclusive, os locais de uso e circulação de cada um.

Para a Seas, a educação e a conscientização social são as principais ferramentas para a erradicação da discriminação racial. Além disso, valores como respeito e tolerância são fundamentais para gerar integração e igualdade.

Cabe relembrar uma importante iniciativa realizada no Brasil: a fundação do Teatro Experimental do Negro (TEN). Até a década de 1940, os negros eram sub-representados no teatro e no cinema do Brasil e sua presença era circunscrita a papéis subalternos ou caricaturais reforçando estereótipos raciais.

O Teatro Experimental do Negro foi criado em 1944 por iniciativa de Abdias Nascimento com o objetivo de valorizar a identidade negra e combater a discriminação. Em uma época em que não existiam escolas de teatro, o TEN serviu como importante ambiente de formação lançando diversos nomes para o teatro nacional.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram