Rolim de Moura,

Médico relata desespero devido ao grande número de crianças com covid-19

Publicado 26/03/2021
Atualizado 26/03/2021
A A

Um relato do médico Willian Paschoalim, mostrou que a contaminação pelo coronavírus está afetando também crianças em Rondônia. Segundo ele, que é gerente médico do Call Center da Prefeitura de Porto Velho, que lida com pessoas suspeita de estarem infectadas, é perceptível um aumento no número de crianças que vão para a rede hospitalar devido a covid-19.
Em entrevista ele falou sobre a alta na quantidade de menores que estão contaminados com a covid-19. “Lá no call center, nós temos hoje, cerca de 10% dos telefonemas ligados a crianças abaixo de 10 anos. Isso é muito diferente do ano passado, quando nós tínhamos muitos poucos casos de sintomas em crianças”, declarou.
Ainda em sua fala, o médico afirmou que a razão de grande procura para as crianças, seria devido às novas variantes do vírus que começaram a circular no início do ano. “Com essa nova fase agora do vírus, parece que ele pega os pequenos também”, disse Paschoalim.
O doutor relata ainda os momentos de tensão vividos pelas equipes médicas. Segundo ele, o call center funciona em estabilidade, mas uma estabilidade absurda, com mais de 1000 atendimentos por dia, sendo que cerca de 100, são de pais procurando informações para o tratamento dos filhos menores.
Médicos priorizam quem deve ser atendido primeiro
E como os hospitais estão todos lotados, a procura das crianças, fez com que os médicos optassem pela escolha de quem vai ser atendido agora e quem não vai. “A gente procura priorizar as crianças abaixo de 5 anos, e elas são encaminhadas para a pediatria do Hospital Cosme e Damião ou Policlínica Ana Adelaide. Não precisam de encaminhamento, elas vão direto”, explicou.
Em Rondônia, desde o início da pandemia, quase 30 crianças já morreram devido ao coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Desde o início da pandemia, o Brasil já registrou 420 óbitos de bebês pela Covid-19. Entre crianças de um a cinco anos, já foram 207 mortes. Trata-se de uma das maiores taxas do mundo.
Para dimensionar o problema, basta tomar como exemplo os Estados Unidos, país com maior número global de mortes pela doença. Por lá, 52 crianças nessa faixa etária perderam a vida para a vírus, uma taxa quase quatro vezes menor que a brasileira.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: RondoniAoVivo