Rolim de Moura,

Prazo para declarar rebanhos começaram neste sábado (1º) em Rondônia
Criadores têm até 31 de maio para declarar seus rebanhos à Idaron

Por G1 RO
Publicado 02/05/2021
Atualizado 02/05/2021
A A

Começaram neste sábado (1º) a primeira etapa da campanha de declaração obrigatória de rebanhos de 2021. O prazo segue até 31 de maio.

Segundo a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), a declaração deve ser feita por criadores de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, além de equídeos e aves.

A declaração é importante para a economia do estado, principalmente, por causa do desejado reconhecimento internacional de área livre de aftosa sem vacinação.

Onde declarar?

O produtor pode fazer a declaração preferencialmente pela internet, no site da Idaron. A senha usada na emissão da Guia de Trânsito Animal é a mesma para fazer a declaração dos rebanhos. Quem ainda não efetivou login e senha para acesso ao sistema pode se cadastrar rapidamente no site.

A Idaron também disponibiliza formulários para declaração em formato online e impresso. Em papel o documento pode ser obtido nas unidades da agência e casas agropecuárias.

Após o preenchimento, o formulário deve ser enviado por e-mail ou WhatsApp da Idaron onde a propriedade tem cadastro.

"Cada unidade tem um WhatsApp para envio do formulário. Esse telefone também pode ser utilizado para declaração: o produtor pode ligar que um atendente vai pegar os dados passados pelo pecuarista e fazer a declaração direto no sistema. Para que o produtor possa comprovar que a declaração foi feita, ele receberá do atendente um PDF ou foto da tela validando a declaração", explicou a Idaron em comunicado à imprensa.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO