Rolim de Moura,

Ipem reforça fiscalização em postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais de Rondônia
Foram 27 bombas medidoras de combustível reprovadas no período de 26 de abril a 7 de maio

Publicado 12/05/2021
A A

No período de 26 de abril a 7 de maio, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem) realizou fiscalizações em nove municípios do Estado. De acordo com o levantamento, 27 bombas medidoras foram reprovadas e seis bicos apresentaram irregularidades na aferição do volume de combustível; cinco balanças comerciais de supermercados e uma impressora de etiquetas de preços também apresentaram irregularidades. A atividade foi acompanhada in loco pelo presidente do órgão, Aziz Rahal Neto.

A ação do Ipem busca evitar que o consumidor seja prejudicado na compra de determinadas mercadorias em supermercados, postos de combustível, indústrias e demais estabelecimentos comerciais. Nas fiscalizações, a cidade de Cacoal ficou na primeira colocação com oito bombas medidoras reprovadas, seguido por Rolim de Moura com seis reprovações; e Espigão D’Oeste e Ji-Paraná com cinco irregularidades. Na sequência, Cerejeiras apresenta quatro falhas; Colorado do Oeste e Vilhena duas; além de Ariquemes com uma reprovação. Dentre as irregularidades apresentadas estão: vazão baixa da bomba, bombas com LED queimado, além de mangueiras quebradas.

Nas ações em balanças comerciais, foram constatadas cinco infrações no município de Espigão D’Oeste e registrado um único problema encontrado em impressora de etiqueta de preços. “Seguimos realizando fiscalizações com o intuito de garantir que se cumpram as normas do Instituto de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), assim como atendendo à solicitação do governador, Marcos Rocha, com o intuito de defender o consumidor e garantir uma concorrência justa entre os estabelecimentos para que possam comercializar o que está realmente inserido nas embalagens de cada produto”, frisou Aziz.

Ao todo, foram realizadas 805 verificações em instrumentos nas seguintes cidades: Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Espigão D’Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena.

As fiscalizações do Instituto cumprem todos os requisitos de segurança contra a covid-19, com as equipes mantendo o distanciamento necessário, utilizando máscaras faciais e álcool gel. O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram