Rolim de Moura,

Lei governamental 4.995 cria plataforma digital que fornece informações sobre obras e gastos públicos em Rondônia
Custo e acompanhamento de obras públicas são prioridades com a nova lei governamental garantindo transparência

Publicado 20/05/2021
Atualizado 20/05/2021
A A

Com a aprovação da Assembleia Legislativa, o Governo do Estado de Rondônia publica hoje (20) a Lei nº 4995, de maio de 2021, oficializando uma plataforma digital on-line [Portal de Obras Públicas], para informar o andamento de obras públicas e respectivos investimentos. Essa plataforma permite às pessoas acompanhar o cronograma físico-financeiro de todas as obras custeadas com recursos públicos, direta ou indiretamente, integral ou parcialmente, em todo o Estado.

O governador Marcos Rocha lembrou, por exemplo, que o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) tem demonstrado essa transparência, enfatizando a economicidade nos investimentos destinados à infraestrutura em estradas sob sua responsabilidade. 

No DER, a população tem acesso pleno aos conteúdos de gastos públicos, agora inseridos com maior rapidez. O portal do Departamento modernizou-se para atender à demanda de acessos da população. “Também mostramos à sociedade o equilíbrio financeiro e as contas em dia que já classificaram o Estado em primeira posição (Status A) nos levantamentos da Transparência do Tesouro Nacional referentes à capacidade de pagamentos de novos empréstimos”, destacou Marcos Rocha.

O parágrafo 1º da Lei determina que o Portal informe dados relativos à contratação como: objeto, projeto básico, projeto executivo, local da obra, valor contratado, prazo de execução, cronograma e empresa ou técnico responsável. Ao mesmo tempo, a plataforma revelará quando a obra é executada em regime de parceria ou em convênio com outros entes federados; total de investimentos e a proporção de recursos que cada ente investir individualmente.

Relatórios estarão disponíveis nessa plataforma, com endereço virtual próprio, de acesso livre a qualquer cidadão ou instituição interessada. O Portal também contará com mecanismos de interação do cidadão, de modo a contribuir com a fiscalização pública, permitindo o carregamento ou envio de textos, fotos, áudio ou vídeo e outros dados para averiguação dos setores competentes.

A plataforma ainda pode oferecer o formato de aplicativo para smartphones, como forma de ampliar seu alcance e adesão do cidadão.

Vale salientar, que desde o início da Gestão Marcos Rocha, a transparência sobre as obras públicas foi uma das prioridades e esta Lei está apenas oficializando uma das determinações que o governador já havia feito.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram