Rolim de Moura,

Professor da Rede Estadual de Ensino lança revista em comemoração aos 100 anos de Jorge Teixeira, nesta terça-feira, 1
Coronel Jorge Teixeira, último governador do Território Federal de Rondônia e primeiro do novo Estado

Publicado 02/06/2021
Atualizado 02/06/2021
A A

Há 100 anos nascia Jorge Teixeira de Oliveira, último governador do Território Federal de Rondônia e o primeiro do novo Estado. Teixeirão como era conhecido, foi indicado pelo general João Figueiredo, então presidente da República, assumindo em 10 de abril de 1979, com a principal tarefa de transformar o Território Federal de Rondônia em Estado, por isso se tornou um importante personagem para Rondônia e para a Amazônia.

“Assim como na prefeitura de Manaus, em Rondônia a atividade era diferenciada das outras missões dadas ao coronel, era uma atividade civil e política, porém com âmbito bem maior que Manaus”. O trecho faz parte da Revista de autoria do professor e historiador Célio Leandro da Silva, contando a história do ex-governador, por meio de relatos de pessoas que conviveram com Teixeirão.

Em comemoração ao centenário de nascimento deste grande nome do Estado, Célio Leandro, que também é  gestor da Escola Estadual Major Guapindaia e membro da Academia Rondoniense de Letras, lança nesta terça-feira (1) a Revista Jorge Teixeira: 100 anos de história, de forma on-line.

Há cinco anos, Célio Leandro, dedica-se a pesquisar sobre a vida e carreira de Jorge Teixeira, inspirado pela sua história. Durante uma roda de conversa com amigos, o historiador decidiu iniciar a obra em 2021, visando transmitir à história que marca as origens sociais, políticas e econômicas ligadas ao primeiro governador de Rondônia, com o intuito de despertar o sentimento de pertencimento à nova geração quanto ao passado e a influência no presente.

“Coronel Jorge Teixeira é um nome que instiga historiadores. Não sou diferente, sempre tive interesse e curiosidade sobre esse nome e pela importância referente às transformações que foram causadas por ele em nosso Estado e sociedade. Seu patriotismo sempre me surpreendeu, Jorge Teixeira cima de tudo foi um patriota que levava as cores do Brasil para onde ia, um homem que engrandeceu nosso Estado e nosso país”.

O professor observou a relevância de levar a história de grandes nomes para a sociedade e a influência da história para a Educação. Rondônia é este Estado em intenso desenvolvimento, graças ao impulso dado por Jorge Teixeira, que criou as bases para o desenvolvimento da Agricultura e de inúmeras vertentes que contribuíram para o progresso do Estado, tendo sua administração considerada, até hoje, exemplar. “É crucial conhecermos nosso passado, os personagens, lutas, assim podemos defender o que nós somos hoje”.

A obra é composta de 64 páginas e as revistas serão distribuídas, gratuitamente, em instituições, escolas e bibliotecas. “Tenho muita satisfação por estar lançando um material que agrega na educação e no desenvolvimento da nossa sociedade. Reafirmo a importância de conhecermos nossa história, e assim como Jorge Teixeira, espero trazer a diferença”. Finaliza o pesquisador, satisfeito com sua contribuição para o resgate da memória de Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: secon Ro