Rolim de Moura,

Meio ambiente: é compatível desenvolver e conservar

Por fiero
Publicado 05/06/2021
A A

Neste sábado, 5 de junho, Rondônia vive mais um Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nove estados brasileiros integram a Amazônia Legal, e países fronteiriços também possuem ecossistemas semelhantes: Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Venezuela e Suriname.

São 28,1 milhões de pessoas habitando a Amazônia Brasileira. Quantos países e estados cabem nos 5,5 milhões de quilômetros quadrados desse imenso continente?

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva divulgou que a Operação Verde Brasil 2, em 2020, encerrou suas atividades com arrecadação de aproximadamente R$ 400 milhões, provenientes da aplicação de multas e infrações no Acre, sudoeste amazonense e em Rondônia. Reflito a respeito desse informe acreditando que a parte destinada a Rondônia será muito bem aplicada pelo Governo do Estado.

Precisamos vencer os obstáculos para tornar realidade uma constatação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal: “Não basta somente reprimir ilícitos (na Amazônia), é preciso criar um novo modelo de desenvolvimento para a região, baseado na ciência, pesquisa e inovação, para bioeconomia”.

Há uma imensa riqueza ainda imperceptível em nossas florestas para o desenvolvimento de fármacos e produtos cosméticos em geral.

E a bioeconomia existe, envolvendo brancos, indígenas, ribeirinhos e populações tradicionais. O que falta é fazer disso um soft power e consolidarmos a sua vitrine.

Alinhando com instituições como a Unir e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) para financiar projetos de pesquisa de desenvolvimento de produtos regionais com agregação de valor com inovação.

É o que o setor industrial espera e, à medida de suas possibilidades, dará sua contribuição, certo de que há nessas instituições cabeças que pensam o presente e o futuro próspero e equilibrado de nossa terra.

Sozinhos, a Sedam e o Governo não dão conta de aparar arestas existentes há anos e que maculam o empresariado. Exemplo disso são os madeireiros conscientes, aqueles que operam planos de manejo e que, se tiverem condições, reaproveitam restos de matéria-prima para gerar energia elétrica.

No entanto, é preciso ir além.

Um dos maiores ativos de Rondônia em todas as suas regiões para a atração de novos investimentos é a segurança hídrica, com a abundância de nossos rios e mananciais.

Devemos, portanto, ter um olhar especial para a questão da recuperação dos mananciais comprometidos ou em risco e incentivar a manutenção e preservação das matas ciliares, essenciais à conservação das nossas bacias hidrográficas.

Precisamos ir além das louváveis campanhas antifogo.

Precisamos superar esse modelo que tem no fogo a alternativa de trabalhar a terra.

A indústria rondoniense espera ser parte desses investimentos, pois a FIERO dispõe de ideias e projetos com chance de modificar para melhor o meio ambiente em tempo, ainda, do grande debate a respeito dos Objetivos do Milênio.

O Plano de desenvolvimento industrial - PDI elaborado pela FIERO/SENAI em convênio com o Governo do Estado contempla seis eixos básicos:

*Logística;

*Energia;

*Segurança Hídrica;

*TIC - Tecnologia da informação e telecomunicação;

*Capacitação de capital humano;

*Desenvolvimento Industrial.

Penso que, depois do zoneamento agroecológico e econômico de Rondônia, financiado pelo Banco Mundial, esse estudo é uma ferramenta valorosa para balizar o desenvolvimento do estado.

O aquecimento global é mais difícil de se enfrentar do que a pandemia da covid-19, alertou recentemente o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez.

No Fórum Mundial Amazônia +21, Ybáñez pontuou:

“As escolhas que fazemos hoje definirão o futuro de amanhã. Nos próximos dois anos, governos, estados e cidades em todo o mundo irão gastar cerca de 10 trilhões de euros (quase R$ 60 trilhões) emprestados às gerações futuras para renovar as suas economias. A recuperação proporciona oportunidade única para reconstruir as economias de forma melhor e mais voltada para as exigências do futuro”.

É a realidade que, ora nos assombra, ou não mais surpreende, considerando-se que na Amazônia, a bioeconomia tem demonstrado que pode coexistir ao desenvolvimento econômico de comunidades locais e a preservação da natureza.

Assim, há chance, por exemplo, de Rondônia ficar na vanguarda do desenvolvimento de energias renováveis e de eficiência energética.

Temos indústrias locais que já investem na produção de energia fotovoltaica em diferentes lugares. Esse componente ambiental pós-encerramento das usinas térmicas se une a outros projetos que começam a sair da gaveta e são estimulantes para nossa região.

Com isso, a FIERO continua trabalhando para que essas iniciativas frutifiquem e garantam produtos que possam ser competitivos em Rondônia, no País e no mercado internacional.

Salve o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Marcelo Thomé

Presidente da Federação das Indústrias de Rondônia

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: fiero