Rolim de Moura,

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, Fhemeron promove programação especial
75% dos doadores são fidelizados à Fhemeron, ou seja, se dirigem à Fundação pelo menos duas vezes ao ano

Publicado 15/06/2021
A A

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está promovendo uma programação especial em todos os hemocentros do Estado. Nesta segunda-feira (14), um café da manhã à moda junina foi preparado e servido aos presentes, acompanhado de música instrumental. A iniciativa visa homenagear os doadores já cadastrados e sensibilizar outros a iniciarem o processo de doação sanguínea.


A iniciativa visa homenagear os doadores já cadastrados e sensibilizar outros a iniciarem o processo

Na capital, a abertura da programação contou com a parceria do Exército Brasileiro, de uma empresa bancária e de uma associação beneficente, uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos, que juntos somam forças para ajudar ao próximo, promovendo ações diferenciadas. Para cada doador, os integrantes da associação entregava uma muda de plantas medicinais.

A vice-presidente da associação, Maria Regina Azevedo dos Santos, explicou que um dos projetos executados é realizado em parceria com a Fundação. “Não poderíamos deixar de somar com esta causa. Estamos há um ano com a Fhemeron mobilizando pessoas para a doação de sangue. Temos uma grande expectativa de trazer novos doadores. E esse projeto é contínuo”, detalhou.

De acordo com a médica Hematologista, Ana Caroline Gonzaga, 75% dos doadores são fidelizados à Fhemeron, ou seja, se dirigem à Fundação pelo menos duas vezes ao ano. “Esse é um número desejado que pretendemos manter. Queremos também, atrair novas pessoas para que deem início a este ciclo de doações. Orientamos que o doador venha com máscara e que não traga muitos acompanhantes para evitar aglomeração. Pedimos para que as pessoas venham doar sangue e que, se possível, priorizem o agendamento pelo aplicativo “Sangue Amigo”, observou.

Historicamente, nesse período a Fhemeron passa por um aumento significativo de doadores, uma vez que a sensibilização quanto ao ato de doar é mais intensificada, contribuindo assim com o abastecimento dos estoques de bolsas de sangue. A doadora Rosenilda Moreira de Jesus, de 33 anos, doa sangue pela segunda vez. Ela reside em Jaru, mas por estar no momento na capital, aproveitou para fazer a doação. Para ela, doar sangue é uma atitude de amor ao próximo. “O que motiva a estar hoje aqui é fazer algo por alguém que está precisando. É um ato simples e que não dói. Por isso, precisamos nos ajudar”, declarou.


Campanha em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue resultou em 71 bolsas coletadas

Durante a programação especial, já foram arrecadadas 71 bolsas de sangue. No próximo sábado (19), também está prevista a realização de uma live solidária, pela página do Facebook da Fhemeron, em parceria com os acadêmicos de uma faculdade particular. O propósito é estimular o público a participar desse ato de generosidade, que é doar sangue.

IMUNIZAÇÃO

De acordo com a doutora Ana Caroline, é importante que o doador fique atento aos intervalos das vacinas. No caso da Coronavac, com intervalo de 48 horas, a Pfizer e AstraZeneca com intervalo de sete dias para que possam vir fazer a doação. A mesma orientação serve para quem tomou a vacina da gripe, com intervalo de 48 horas.

“Com esta ação, pretendemos aumentar a conscientização sobre a necessidade urgente da disponibilidade de bolsas de sangue em todos os hemocentros. E é com esse intuito que lançamos o convite a todos para doar”, destacou a gerente de captação da Fhemeron, Maria Luíza Pereira.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram