Rolim de Moura,

Em Brasília, deputado Anderson Pereira participa de carreata em prol da Segurança Pública e contra a PEC 32
Parlamentar fez pedido para que a bancada federal de Rondônia não vote favorável à PEC

Por ALE/RO
Publicado 28/06/2021
Atualizado 28/06/2021
A A

O deputado estadual Anderson Pereira (PROS) participou, na última quarta-feira (23), a convite do presidente da Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários – Fenasppen, Fernando Anunciação, onde o parlamentar também é diretor representando Rondônia, juntamente com agentes de segurança organizados pela União dos Policiais do Brasil (UPB), de uma manifestação que percorreu a Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O ato é em protesto ao congelamento salarial e proibição de concursos – medidas previstas na PEC Emergencial (EC 109) – e também contra a reforma administrativa (PEC 32), que será prioridade na Câmara.

A carreata com dezenas de carros percorreu a avenida e passou pela Praça dos Três Poderes, onde estão o Palácio do Planalto (sede do governo federal), o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

A PEC 32 altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A ideia é dar início a ampla reforma administrativa com efeitos no futuro.

Novas regras

Em uma das inovações, a estabilidade no serviço público ficará restrita a carreiras típicas de Estado. Uma lei complementar futura vai definir quais se enquadram nessa categoria, e os entes federativos poderão regulamentar o tema posteriormente. Os profissionais das demais carreiras serão contratados por tempo indeterminado ou determinado.

As formas de ingresso no serviço público serão os concursos e as seleções simplificadas, estas para vagas por tempo determinado. Só será efetivado no cargo quem, depois de aprovado no concurso, alcançar resultados em avaliações de desempenho e de aptidão durante período de experiência obrigatório como fase final do certame.

A PEC veda uma série de benefícios e vantagens que, extintos para os atuais ocupantes de cargos na esfera federal, estão vigentes em alguns entes federativos. Ainda na parte sobre remunerações, o texto prevê que lei complementar futura definirá os critérios básicos para definição dos salários, prevendo normas subsidiárias nos entes federativos.

“É um pacote de maldade que o governo quer fazer com o servidor público de carreira, principalmente com a segurança pública, chamo a atenção da bancada federal de Rondônia para que não vote favorável a essa PEC, sem uma discussão efetiva e pontual e sem as emendas necessárias para que essa aberração não prejudique nenhuma categoria. Sou servidor público há mais de 17 anos e jamais votarei em qualquer projeto que prejudique qualquer classe de servidor público”, finalizou o deputado Anderson.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: ALE/RO