Rolim de Moura,

Rondônia adere ao Sistema Governo Digital e reduz a burocracia com a Assinatura Eletrônica Avançada
Assinatura Eletrônica Avançada é a garantia de autenticidade e segurança digital, sem custos

Publicado 10/07/2021
A A

Com a adesão ao serviço de Login Único e da Assinatura Eletrônica Avançada do gov.br, o Governo de Rondônia busca simplificar o envio de documentos e a comunicação digital entre o cidadão e os órgãos da Administração Pública Estadual Direta e Indireta. Na próxima segunda-feira (12), uma cerimônia marca o início de mais esta parceria com o Governo Federal, tornando a Junta Comercial de Rondônia (Jucer) o primeiro órgão do Estado a implementar o serviço, por meio do Sistema Integrador Estadual, denominado Empresa Fácil RO.

A implantação do serviço em Rondônia acontece com o apoio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic).  “Na prática, a adesão ao serviço do gov.br, que é uma assinatura eletrônica avançada, é um recurso que possibilita que o cidadão assine documentos digitais de maneira fácil e segura, de onde quer que ele esteja.  É um serviço gratuito, que dispensa o reconhecimento de firma e que conta com validade jurídica e respaldo legal, pela Lei Federal no 14.063/20”, explica o presidente da Jucer, José Alberto Anísio.

O evento de lançamento desta parceria entre o Governo Federal e o Governo de Rondônia, para a implantação do Sistema de Assinatura Digital Avançada, está marcada para às 15 horas, no Auditório Jerônimo Santana, 9º andar do Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A cerimônia contará com a participação do governador Marcos Rocha, do secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, e do secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.

“O mundo vem caminhando para o digital e esse é mais um avanço que vem do Governo Federal, disponibilizado aos usuários e cidadãos. Ao implantar esse serviço no âmbito da Jucer, o Poder Executivo vai permitir aos empresários, por exemplo, se preocupar muito mais com as questões voltadas ao empreendedorismo, à geração de emprego e renda, do que com um aparato de burocracias para que ele possa abrir uma empresa ou fazer uma alteração qualquer nos seus atos constitutivos”, Anísio.

Em Rondônia, a Assinatura Eletrônica Avançada estará integrada com o Sistema Empresa Fácil RO. Qualquer cidadão poderá assinar eletronicamente os atos de abertura, alteração e encerramento de sua empresa, perante a Jucer, com a mesma segurança e facilidade do Certificado Digital ICP-Brasil.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram