Rolim de Moura,

Fapero recebe primeira parcela para financiamento de pesquisa sobre gestão compartilhada em saúde
Recurso vai financiar 24 pesquisadores beneficiados pelo PPSUS

Publicado 04/08/2021
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) recebeu a primeira parcela de R$ 752 mil para financiar os 24 pesquisadores beneficiários do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). Os projetos científicos foram aprovados pelo Comitê Gestor de Pesquisadores Ad hoc após serem submetidos às exigências do edital de chamada pública nº 001/2020.

Segundo a diretora Financeira da Fapero, Dioneia Nogueira, a liberação da segunda parcela está prevista para 2022, Os repasses da duas parcelas totalizam R$ 1,4 milhão. O prazo de execução das pesquisas é de 24 meses, podendo os resultados serem apresentados em até 30 meses.

O PPSUS é um programa definido a partir de uma parceria do Ministério da Saúde (MS), com o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Decit/SCTIE/MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa visa ainda apoiar e fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para as prioridades de saúde e atendam às peculiaridades  de Rondônia. De acordo com o diretor Científico da Fapero, Andreimar Martins Soares, o PPSUS tem como característica estruturante importante o desenvolvimento de ações para a melhoria da qualidade de vida da população rondoniense.

Dentre os projetos de pesquisas voltados para as peculiaridades regionais serão desenvolvidos estudos relacionados à infecção e sequelas da covid-19, saúde mental do rondoniense, do trabalhador, da mulher, envenenamento, leishmaniose e as formas de transmissão da doença; e causas dos diferentes tipo de diarreia, principalmente em crianças.

A leishmaniose, por exemplo, tem como uma das principais causas a infestação pelo protozoário parasita “Leishmania”, que é transmitido pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.

A aproximação entre os sistemas estaduais e federais de saúde e de ciência e tecnologia e a comunidade científica, promovida pelo PPSUS, permite maior interação entre os atores locais para o fortalecimento da Política Estadual de Saúde (PES).

Os recursos são repassados diretamente ao coordenador do projeto que tem a incumbência de manter todas as condições de qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao perfeito cumprimento da pesquisa, preservando atualizados os dados cadastrais junto aos registros competentes da Fapero e do CNPq.

A equipe executora, no entanto, pode ser constituída por pesquisadores, alunos e técnicos, e composta, no mínimo, por um integrante com titulação de mestre, designado mais tarde como coordenador substituto e que representará o titular quando for necessário.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram